PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: EDILEUZA DA SILVA TORRES

DISCENTE: EDILEUZA DA SILVA TORRES
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: Precarização do trabalho docente: o caso do professor substituto do Centro de Ciências da Súde da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Precarização do trabalho docente; Ensino Superior. Professor Substituto.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este estudo objetiva analisar o processo de precarizacao do trabalho docente no contexto das Instituicoes de Ensino Superior (IES), em especial da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), tendo como sujeito principal o docente substituto do Centro de Ciencias da Saude (CCS). A fundamentacao teorica sera feita a partir de estudos realizados sobre flexibilizacao, precarizacao e intensificacao do trabalho e seus desdobramentos nas condicoes de trabalho dos docentes substitutos nas Instituicoes Federais de Ensino Superior. Para tanto, a abordagem metodologica sera qualitativa pautada pelo metodo fenomenologico, que se baseia na experiencia vivida. O procedimento tecnico de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliografica e documental e para instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista aplicado aos sujeitos (professores substitutos) do Centro de Ciencias da Saude e analise de relatorios da PROGEP envolvendo estes sujeitos. Recorreremos tambem a analise da Lei nº8745/93 e dos editais para eventual complementacao de dados. Os resultados mostram que o processo de precarizacao, flexibilizacao e intensificacao do trabalho dos docentes esta presente no cotidiano do professores substitutos do Centro de Ciencias da Saude e vem se firmando pela polivalencia, pela forma de contratacao e pelo intensidade no ritmo de trabalho.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES