PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CAROLINE HELENA MEIRELES DE MEDEIROS MANGUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINE HELENA MEIRELES DE MEDEIROS MANGUEIRA
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Educação à Distância; Políticas Públicas; Expansão do Ensino Superior; Trabalho Docente
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho tem como tema principal a Educacao a Distancia nas Instituicoes Publicas de Ensino Superior e sua relacao com o trabalho docente. O objetivo geral deste estudo e a investigacao da relacao entre as politicas publicas especificas para a EaD e a organizacao do trabalho docente na Universidade Federal da Paraiba. Para o alcancamento do objetivo principal, o trabalho se concentrara nos objetivos especificos que sao: descrever o processo historico de institucionalizacao da EaD no ambito da UFPB; identificar o perfil do docente da EaD na UFPB; explicar como se da o trabalho docente nos cursos a distancia na UFPB; estabelecer relacoes entre a legislacao em EaD e a organizacao do trabalho docente; e identificar elementos de intensificacao na organizacao do trabalho docente. A presente pesquisa classifica-se como exploratoria com abordagem qualitativa, tendo como metodo o estudo de caso. Os sujeitos a serem investigados no decorrer do trabalho sao os professores dos cursos a distancia do Campus I (sede) da UFPB. Os procedimentos metodologicos a serem utilizados sao a pesquisa documental que objetiva analisar os documentos ligados a regulamentacao da EAD no Brasil e a criacao do Sistema UAB e o estudo de caso devido ao trabalho possuir olhar direcionado a um grupo especifico dentro da instituicao que sao os professores dos cursos na modalidade a distancia. Na coleta de dados utilizaremos uma entrevista com o primeiro coordenador da Unidade de Educacao a Distancia da UFPB e questionario de perguntas abertas e fechadas a ser aplicado com os docentes. Esperamos ao final poder compreender o fenomeno da relacao entre a modalidade de Educacao a Distancia e o trabalho docente nas IPES e as implicacoes disso nas relacoes de trabalho
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2241737 - ANA LUISA NOGUEIRA DE AMORIM
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO