PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALUSKA FARIAS DE OLIVEIRA AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALUSKA FARIAS DE OLIVEIRA AMARAL
DATA: 28/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Prestação de serviço em restaurante estudantil sob a ótica discente: Estudo realizado no Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande
PALAVRAS-CHAVES: Restaurante Estudantil. Assistência Estudantil. Instituto Federal de Educação. Termo de Referência. Discentes.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Os servicos publicos possuem um universo de clientes pre-definidos e, por essa caracteristica, geralmente o servico e/ou produto oferecidos acabam primando pouco pela qualidade e excelencia. No caso dos servicos e produtos ofertados pelos restaurantes estudantis, ocorre que seu bom funcionamento integra uma serie de medidas constituintes da politica de assistencia estudantil, com objetivo de garantir o acesso, a permanencia e o exito escolar do corpo discente dos Institutos Federais de Educacao. Contudo, o restaurante estudantil do Instituto Federal da Paraiba, campus Campina Grande vinha recebendo um alto numero de reclamacoes e criticas negativas pela comunidade de alunos que se servem no estabelecimento, comprometendo este seu objetivo. Partindo desse contexto, a inquietacao que norteou essa pesquisa partiu de como produzir um termo de referencia para o Restaurante Estudantil do IFPB - Campus Campina Grande, a partir das percepcoes e expectativas dos discentes, de modo a garantir o acesso, a permanencia e o exito escolar? Para tanto, estabeleceu-se como instrumento de percepcao e analise das expectativas dos discentes registradas no livro de elogios, sugestoes e reclamacoes do proprio restaurante, no ano de 2018. O principal objetivo dessa pesquisa consistiu em, a partir da visao discente, elaborar um novo Termo de Referencia, com especificacoes tecnicas mais adequadas a necessidade do publico-alvo, para promover a melhoria dos servicos prestados pela empresa que administra a producao e distribuicao de refeicoes no Restaurante Estudantil do Campus Campina Grande. Metodologicamente, esse estudo teve abordagem qualitativa e quantitativa, por analisar quantitativamente e qualitativamente as opinioes e os relatos de como o aluno enxerga o servico prestado e que expectativas ele tem para esta oferta. Alem disso, foi necessaria uma pesquisa bibliografica que resgatou as discussoes sobre a funcao social dos Institutos Federais de Educacao e das politicas de assistencia estudantil, em especial, o restaurante estudantil, sobre a importancia da formulacao do Termo de Referencia no processo licitatorio, pela otica de autores como Frigotto (2007), Oliveira 2012, e Meirelles (2017). O estudo classifica-se ainda como aplicado, ja que buscou a solucao de um problema especifico; documental pelo uso do livro de elogios, sugestoes e reclamacoes do proprio restaurante; e uma pesquisa acao pela intervencao do pesquisador na realidade estudada, por meio da apresentacao de um termo de referencia. Partindo das referencias encontradas no livro de elogios, sugestoes e reclamacoes, elaborou-se um Termo de Referencia que leva em consideracoes os anseios, as expectativas e a realidade do corpo discente do IFPB, Campus Campina Grande, contribuindo para que o servico publico prestado alcance a excelencia necessaria para a garantia do acesso, permanencia exito escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo à Instituição - JONATHAS LUIZ CARVALHO SILVA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO