PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: Dâmaris Queila Paredes Oliveira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Dâmaris Queila Paredes Oliveira
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório Azul do Cento de Ciências Sociais Aplicadas
TÍTULO: A Análise do discurso nas relações de poder e os possíveis impasses na implantação do Sistema Integrado de Gestão: um estudo de caso na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Argumentação; Relações de Poder; Sistema Integrado de Gestão; Avaliação; Implantação; UFPB
PÁGINAS: 164
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: As Instituicoes de Educacao Superior buscaram aperfeicoar suas ferramentas de planejamento para o aprimoramento de sua gestao. E, assim, introduziram algumas normativas, como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, criado com o objetivo de determinar as acoes institucionais. Nao sendo diferente, a Universidade Federal da Paraiba, por imposicao normativa do Ministerio de Educacao, tambem adotou o PDI para nortear suas acoes institucionais, durante o quinquenio de desenvolvimento, em seu PDI (2014-2018) adotou como solucao tecnologica a conclusao da implantacao do Sistema Integrado de Gestao (SIG), previsto desde o PDI da UFPB de 2009-2012, com o objetivo de eliminar a redundancia existente nos processos. Este estudo se propos a avaliar o atraso no processo da implantacao do SIG na Universidade Federal da Paraiba e investigou o impacto desse sistema nas relacoes de poder, atraves de uma analise nas estrategias discursivas, utilizadas pelos servidores da UFPB que ocupavam cargos de chefia, nos programas de pos-graduacao e nas graduacoes como tambem dos docentes que exerciam a funcao de gestor durante a implantacao do SIG, analisando sua relacao com os servidores tecnicos-administrativos com quem mantiveram uma relacao de chefia versus subordinados durante esse periodo a partir da aplicacao de uma entrevista semiestruturada. Como aporte teorico, para fundamentar esta pesquisa, valemo-nos principalmente dos estudos de Marcuschi (2014), Foucault (2014), Bakhtin (2012), Orlandi (2008), Pecheux (1997) e Bourdieu (2001), para discorrer sobre o discurso nas relacoes de poder; Quanto ao Sistema Integrado de Gestao, utilizaremos, principalmente, as consideracoes de Laudon & Laudon (2010), Correa e Gianesi (1994) e Guarino (2015). Esta pesquisa constitui-se de uma pesquisa aplicada, seguimos o ensinamento de Gil (2008) e Minayo (2009). Utilizamos os ensinamentos de Lakatos e Marconi (2014) sobre natureza exploratoria e descritiva, com uma abordagem qualitativa. Os principais resultados obtidos foram que, de forma unanime, os entrevistados apontaram como impasses para a efetiva implantacao do sistema a falta de treinamento como tambem da ausencia de comunicacao entre os setores, desde quando as noticias saiam da Reitoria ate chegar aos setores. Contrariando as expectativas da UFPB, conforme os resultados obtidos, os servidores tecnicos administrativos, essencialmente, tiveram acumulo de atividades e lentidao nos processos, havendo desgastes fisicos e emocionais, por outro lado, os chefes e docentes continuaram exigindo que o trabalho manual e digital continuasse sendo feito havendo duplicidade no trabalho. Podendo-se concluir, que a implantacao do SIG, ao inves de provocar a democratizacao das atividades, ela hierarquizou ainda mais as relacoes de trabalho, visto que, quem estava numa posicao hierarquica superior, se eximiu de realizar suas tarefas em detrimento dos seus subordinados, que passaram absorver as suas referidas atividades.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES