PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: EDSON XAVIER DOS SANTOS

DISCENTE: EDSON XAVIER DOS SANTOS
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala 321
TÍTULO: A ATUAÇÃO DA OUVIDORIA GERAL DA UFPB COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROPOSTA PELO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: Reforma Administrativa. Controle Social. Transparência. Ouvidoria.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a Ouvidoria da UFPB tem atuado como instrumento que possibilite a participacao e controle social da comunidade academica na gestao universitaria. Para tanto foi feito um levantamento sobre a evolucao do estado brasileiro e a reforma administrativa pelo qual passou, incluindo a transicao do estado burocratico para o estado gerencial; chegando-se aos modelos de gestao democratica e participativa, onde a transparencia deve ser respeitada e haja a possibilidade do exercicio do controle social sobre os atos do Estado por parte da coletividade, amparados pela Lei de acesso a Informacao. Onde nesse contexto as ouvidorias publicas atuem como interlocutoras entre o cidadao e a Administracao. Com relacao a metodologia adotada a pesquisa foi classificada como qualitativa, embasada pelo metodo fenomenologico, usado para investigar a experiencia vivida. A coleta de dados foi feita atraves da analise documental de manuais de instrucao da Controladoria Geral da Uniao (CGU) e do Sistema Nacional de Avaliacao do Ensino Superior (SINAES); relatorios de gestao emitidos pela Comissao Permanente de Avaliacao (CPA) e pela Ouvidoria da UFPB; da legislacao relacionada a tematica; assim como pela aplicacao de entrevistas semiestruturadas com docentes, servidores tecnico-administrativos, discentes e com o ouvidor da UFPB. Para interpretar os resultados utilizou-se a tecnica de analise de conteudo. Os resultados mostraram que a Ouvidoria da UFPB apresenta problemas relacionados a infraestrutura, falta de avaliacao de suas atividades, bem como escassez de divulgacao de sua existencia e de sua atuacao. Como sugestao de melhorias, no sentido de tornar a Ouvidoria da UFPB um instrumento de participacao e controle social a disposicao da comunidade academica, a pesquisa propoe a implementacao de um sistema eficaz de avaliacao por parte do usuario, acoes mais contundentes de divulgacao que envolvam tambem a Administracao da Universidade, mudanca da sala onde funciona a Ouvidoria e melhorias em seu sitio eletronico.
Presidente - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ