PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: OSIRAN FELICIO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OSIRAN FELICIO DE LIMA
DATA: 17/04/2019
LOCAL: sala de reunião do IDEP-UFPB
TÍTULO: O lean office aplicado à otimização do processo de aquisição de materiais de consumo: o caso do IDEP-UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Administração pública; Avaliação institucional; Lean Office. IDEB-UFPB.
RESUMO: As instituições públicas são geralmente relacionadas a processos lentos, burocráticos e que produzem resultados insatisfatórios. Diante desse cenário, surgem expectativas e maiores exigências concernente ao desempenho dos órgãos de setor público. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar e propor melhorias ao processo de aquisição de materiais de consumo em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), no caso a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir da aplicação dos conceitos e práticas do Lean Office, com foco na eliminação das perdas fundamentais do processo, com vistas a aumentar a eficiência na utilização dos recursos e, por conseguinte, resultar em celeridade no atendimento às demandas. Dado o contexto da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico envolvendo administração pública, avaliação institucional, compras no setor público, e em seguida sobre os conceitos da Produção Enxuta, o qual foi desdobrado no conteúdo que versa sobre o Lean Office, também conhecido como Escritório Enxuto. Adota-se como modalidade de pesquisa o estudo de caso aplicado ao processo de aquisição de materiais de consumo no âmbito do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB), órgão suplementar vinculado à Reitoria/UFPB. Na coleta de dados, além da utilização de técnicas específicas (SIPOC, Fluxograma e MFV) com o objetivo do mapeamento do fluxo de valor abrangendo todas as etapas que compõem o processo de aquisição de materiais de consumo, desde a requisição em Sistema de Registro de Preços (SRP) até o recebimento dos itens pelo setor solicitante, serão utilizadas a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com os servidores envolvidos. Através do estado da arte se buscou fazer referência a trabalhos realizados considerando a aplicação da filosofia Lean (na versão Lean Office) em ambientes administrativos do setor público, o que proporciona perspectivas positivas para a presente pesquisa.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO