PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON GOMES DE LIMA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAMON GOMES DE LIMA MIRANDA
DATA: 30/04/2019
LOCAL: CCSA – SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA MEDIR A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO EM RELAÇÃO À INCLINAÇÃO DE RAMPAS NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade arquitetônica. Modelagem de aplicativo. Inclinação de rampa (não curva). Universidade Federal da Paraíba.
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral modelar um aplicativo para calcular um novo padrão de inclinação para rampas (não curvas) utilizando a percepção do usuário. Para alcançar esse objetivo foi necessário sistematizar algumas ações como, por exemplo: a) Identificar e descrever os diferentes tipos de acessibilidade; b) Identificar ações previstas no Plano de desenvolvimento Institucional da UFPB, referente à acessibilidade; e c) Descrever a modelagem e aplicabilidade do aplicativo por meio de simulações. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantiqualitativa que, segundo Creswell (2007, p. 32-33), busca a triangulação das fontes de dados de forma a buscar convergência entre o quantitativo e o qualitativo. Em relação aos objetivos, este estudo, caracteriza-se como descritivo. Em se tratando do tipo de pesquisa, pode-se afirmar que se trata de uma pesquisa aplicada. No que se refere aos procedimentos metodológicos para a modelagem do aplicativo utilizar-se-á o MIT App Inventor 2, que é uma aplicação de código aberto. O objeto selecionado para a modelagem do aplicativo foi a Rampa. A seleção deste objeto justifica-se pela quantidade de construções que exigem a sua implementação objetivando o cumprimento de requisitos legais acerca da acessibilidade. Em relação a definição dos elementos, serão utilizados o comprimento e altura, os quais estão descritos na NBR 9050 para o cálculo de inclinação, a percepção subjetiva do sujeito, pois é ele quem irá qualificar o grau de dificuldade ao subir a rampa, e coeficientes que servirão para calcular a nova inclinação de rampas. A base de dados contém o comprimento e a altura de cada rampa cadastrada no aplicativo, a percepção do sujeito utilizando indicadores como nenhum, pouco, médio, muito máximo e insuficiente e os coeficientes que variam, em percentual, de 0 a 16 escalonados de acordo uma tabela de intervalos da inclinação atual. E, por fim as tabelas serão elaboradas com três intervalos diferentes, onde os coeficientes e graus de dificuldades estão presentes, um de 5% a 30%. Além de apresentar uma modelagem de um aplicativo para calcular um novo padrão de inclinação para rampas (não curvas) utilizando a percepção do usuário este estudo também contribuirá ao desenvolvimento de novos estudos sobre inclinação de rampas, proporcionando viabilidade técnica na construção de rampas acessíveis.
Interno - 1493111 - EDER DA SILVA DANTAS
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO