PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RUBEM ALVES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUBEM ALVES DE LIMA
DATA: 16/05/2019
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: Internacionalização dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu : o caso da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Globalização: Internacionalização da Educação Superior. Pós-graduação.
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O referencial teórico está fundamentado em discussões sobre internacionalização da educação superior e sua relação com o capital e com a globalização. Para isso, recorreremos a importantes trabalhos de pesquisadores, como Boaventura de Sousa Santos, Jane Knight, Hans de Wit, Marília Costa Morosini, Alda Araújo Castro, Luciane Stallivieri entre outros. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista semiestruturada, que combina perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa serão coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, campus I, localizado no município de João Pessoa, PB. Para a análise das entrevistas será empregada a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), que segue três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. Tivemos como resultados (em construção).
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR