PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ALESSANDRA MEIRA DA SILVA

DISCENTE: ALESSANDRA MEIRA DA SILVA
DATA: 31/05/2019
LOCAL: CEDESP/UFPB
TÍTULO: Estudo da relação entre o acesso ao portal de periódicos da CAPES e a produção científica indexada nas bases Web of Science e Scopus das maiores universidades federais do nordeste.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Pós-Graduação. Portal de Periódicos da Capes. Produção Científica.
ÁREA: Educação
RESUMO: Estudo exploratorio e descritivo, centrado nas politicas publicas de pos-graduacao, com enfoque no Portal de Periodicos da Capes, implementado pelo Governo Federal, que visa o fomento e a pesquisa, bem como a democratizacao do acesso e da divulgacao da informacao cientifica. Analisa a relacao entre o acesso ao Portal e a producao cientifica indexada nas bases Web of Science (WoS) e Scopus, no periodo de 2013 a 2016, das Universidades Federais da Bahia, Ceara, Paraiba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, por serem as cinco maiores universidades da regiao produtoras de artigos nas bases estudadas. De forma especifica, busca mapear o acesso dessas IFES/NE, bem como caracterizar a producao cientifica destacando a Universidade Federal da Paraiba neste contexto. Para tal, aplica tecnicas estatisticas com base em indicadores cientometricos, com uma abordagem quantitativa-qualitativa utilizadas para estabelecer consideracoes sobre o acesso ao Portal e a quantificacao das producoes cientificas. Apresenta os procedimentos metodologicos em fases: i) consulta ao instrumento de pesquisa; ii) construcao teorica; iii) coleta de dados nas bases GeoCapes; WoS e Scopus; iv) tratamento dos dados; e v) analise interpretativa da correlacao entre os dados encontrados. Aponta que na escala regional nao ha relacao entre acesso e producao cientifica, o que ocorre em escala nacional. Alem disso, demonstra alternativas para o fortalecimento e direcionamento do Portal como politica publica de apoio a pesquisa cientifica na Pos-Graduacao.
Presidente - 1174357 - ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS