PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FABIANA RAMALHO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA RAMALHO DOS SANTOS
DATA: 30/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: contribuições e impasses para permanência e êxito do estudante do Curso de Pedagogia
PALAVRAS-CHAVES: Permanência Estudantil; Pnaes; Financiamento;
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O Plano Nacional de Assistencia Estudantil – Pnaes, instituido no ano de 2010, surge com a finalidade de ampliar as condicoes de permanencia dos estudantes que se enquadram em condicoes de vulnerabilidade socioeconomica e ingressam nas Instituicoes Federais de Ensino. Esse estudo teve o objetivo analisar as contribuicoes e impasses para a permanencia e exito do estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB a partir da visao dos estudantes que ingressaram por meio de reserva de vagas estabelecidas pela Lei nº 12.711/2012 e foram beneficiados pelo Pnaes. O trabalho segue com abordagem qualitativa, de carater descritivo e explicativo, fundamentando-se nos procedimentos de pesquisa bibliografica, documental e exploratoria. Para o alcance do objetivo, foram aplicados um questionario semiestruturado e obtivemos resposta de 117 estudantes matriculados no 4º periodo em diante nos diferentes turnos, considerando que estes ja passaram a fase mais critica em relacao a evasao no curso. A analise dos dados gerados se deu por meio da analise de conteudo, do qual realizamos as diferentes fases, classificando-as como necessarias quais sejam: a pre-analise, a exploracao do material e o tratamento dos resultados e a interpretacao (BARDIN, 2011). Nossos achados apontam que os estudantes destacam a importancia de melhoria dos auxilios ofertados pela Prape para viabilizar sua permanencia no Curso de Pedagogia, principalmente no que se refere a alimentacao, e ressaltam como dificuldades a burocracia e a falta de comunicacao como aspectos que precisam melhorar. Ao final, propoe-se como produto, o desenvolvimento de um chatbot – um assistente virtual com o proposito de fornecer aos estudantes informacoes sobre os diversos auxilios oferecidos pela PRAPE, de forma eficiente na busca e na apresentacao dos processos seletivos, criterios, documentacao e prazos. Pretende-se, com tal iniciativa, minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, no que se refere ao conhecimento e divulgacao das informacoes de selecao para concessao de auxilios estudantis no ambito da Universidade
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Externo ao Programa - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO