PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLENE XAVIER SANTOS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLENE XAVIER SANTOS COSTA
DATA: 07/06/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PEN-SEI: uma política pública nacional de processo administrativo eletrônico.
PALAVRAS-CHAVES: Processo Eletrônico Nacional; Governança em Tecnologia da Informação; Instituições Federais de Ensino Superior.
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a política pública Processo Eletrônico Nacional - PEN - do Governo Federal, em face da implantação do Sistema Eletrônico de Informação - SEI - na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na perspectiva da Governança em Tecnologia da Informação. E como objetivos específicos discutir o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto das Instituições Federais de Ensino Superior; identificar a maturidade da política de Governança em Tecnologia da Informação no PEN-SEI. Perseguindo os objetivos, privilegiamos a metodologia da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa em um estudo de natureza exploratória, dada a contemporaneidade do tema. Os procedimentos de pesquisa foram a) levantamento das ações do PEN-SEI nas páginas eletrônicas oficiais do Governo Federal; b) reunião da legislação brasileira pertinente ao tema Governança; c) delineamento do estado da arte em Governança em Tecnologia da Informação na Administração pública. Preliminarmente aferimos que o PEN-SEI é atualmente, a política de TI de maior impacto na administração pública federal com destaque para suas ações voltadas para Governança em TI. Com relação aos resultados, esperamos alcançar a identificação do nível de maturidade de GTI dessa política. Temos, ainda, a perspectiva de entregar um produto que poderá a vir contribuir com órgãos da Administração Pública Federal que adotaram o PEN-SEI, no sentido de avaliar as potencialidades de contribuição do sistema para a Governança em TI.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS