PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GILLYANE LYNDSAY GOMES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILLYANE LYNDSAY GOMES DE LIMA
DATA: 25/06/2019
LOCAL: CEDESP - Auditório 1
TÍTULO: AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Política de Assistência Estudantil. Reformulação.
RESUMO: A presente pesquisa abordará a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PAE-IFPB), tendo como objetivo principal propor uma abordagem de avaliação permanente da Política de Assistência Estudantil do IFPB. Para tanto, é necessário avaliar a reformulação da PAE entre os anos 2016 e 2018, identificando a existência ou não de instrumentos de monitoramento e avaliação. Este trabalho foi organizado em quatro capítulos, apresentando-se como referencial teórico a trajetória das políticas de assistência ao estudante no Brasil na perspectiva de Kowalski (2012), perpassando pela Assistência Estudantil nas Universidades Federais, realizando uma discussão sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Para uma melhor compreensão da PAE- IFPB fez-se necessário discorrer sobre o percurso histórico do IFPB, bem como, da PAE implementada na instituição. Para realizar uma análise mais consistente da Política de Assistência Estudantil desenvolvida no IFPB, contemplou-se as considerações acerca de políticas públicas na concepção dos autores Guedelho (2017), Rodrigues (2008) e Condé (2013). Para tanto, esse trabalho apresentará uma análise mais atenta do processo e possíveis consequências da reformulação da PAE-IFPB realizando-se um comparativo entre a antiga política (resoluções n° 40 de maio de 2011) e a PAE-IFPB reformulada (resolução nº 25 de junho de 2018). A Pesquisa será desenvolvida em caráter exploratório descritivo de abordagem qualitativa, apresentando como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada a ser realizada com os gestores operadores da PAE-IFPB, que irá subsidiará propostas de instrumentos eficientes de acompanhamento e avaliação permanente da política reformulada.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA