PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO ARCÚRIO MILAGRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO ARCÚRIO MILAGRE
DATA: 15/07/2019
LOCAL: Auditório 1 do CEDESP
TÍTULO: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO IFPB E SUA RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE EM CABEDELO/PB
PALAVRAS-CHAVES: IFPB; Extensão Universitária; Sustentabilidade; Desenvolvimento.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo estudar como as ações de extensão universitária do Instituto Federal da Paraíba, em Cabedelo/PB, desenvolvem uma consciência da comunidade acadêmica e municipal voltada para a sustentabilidade. Dessa forma, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os principais conceitos relacionados a esta temática, ou seja, foi realizada uma contextualização histórica sobre a universidade, a extensão universitária, a sustentabilidade, o InstitutoFederal da Paraíba e Campus Cabedelo. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, que será desenvolvida através do método dialético pois este analisa de maneira mais abrangente as relações entre os diversos fenômenos, proporcionando uma visão de totalidade. Neste sentido, será realizado um estudo de caso, onde os elementos serão os núcleos de extensão permanentes. Escolha essa, que se justifica pelo anseio de analisar as ações desenvolvidas por estes núcleos a partir das dimensões da sustentabilidade. Quanto à natureza da pesquisa entende-se que a mesma se caracteriza como aplicada, pois, esta permite uma aplicação prática e busca resolver problemas específicos, ou seja, será possível compreender as particularidades da realidade do Campus Cabedelo e com isso propor ações de resolubilidade para os núcleos de extensão da instituição. Para a coleta de dados será utilizada a entrevista semiestruturada, com questionários semiabertos, dessa forma, essa técnica permitirá uma maior flexibilidade na coleta das informações necessárias para alcançar os objetivos desta pesquisa. A amostra do estudo foi definida com base nos agentes ligados aos núcleos de extensão, assim, serão entrevistados 49 membros: 07 (sete) coordenadores dos núcleos de extensão; 20 (vinte) membrosda comunidade de Cabedelo; 01 (um) coordenador de extensão da instituição; 9 (nove) parceiros sociais dos projetos e 12 (doze) discentes que participam ou participaram dos projetos de extensão universitária. Dessa forma, espera-se com essa pesquisa encontrar dados importantes e propor ações de melhorias para o IFPB em Cabedelo. Com isso, oestudo oferecerá benefícios diretos e indiretos para todos os participantes, ou seja, com os dados coletados será possível realizar uma análise detalhada e desenvolver ações de melhorias para a instituição, para o município e, consequentemente, para a população do município.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA