PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ROMULO BATISTA XAVIER
DATA: 24/07/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: ESTÁGIO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY: a percepção dos sujeitos envolvidos
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior; Estágio; Farmácia; Hospital Universitário
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o Hospital Universitário Lauro Wanderley como campo de formação teórico-prática dos estudantes do curso de Farmácia, considerando a percepção dos sujeitos envolvidos: professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas; servidores do HULW e estudantes que realizaram estágio nesta unidade hospitalar. O quadro teórico tratou dos aspectos conceituais e da legislação de estágio no Brasil e a sua inserção no processo educacional como um componente curricular; bem como da trajetória histórica e legal da formação do profissional farmacêutico e do ensino de Farmácia no Brasil e na UFPB. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa básica, qualitativa e bibliográfica de cunho exploratório e descritivo. A pesquisa será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de questionários com os sujeitos envolvidos. Os dados gerados serão analisados por meio da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultados, pretende-se propor ações para o aprimoramento da formação teórico-prática dos estudantes e a normatização do Estágio do Curso de Graduação em Farmácia desenvolvido no HULW da UFPB/Campus I e apresentar, como produto final, contribuições para o fortalecimento da integração ensino-assistência (IEA).
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Externo ao Programa - 1727050 - DANIELA MARIA SEGABINAZI