PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANILDE GUEDES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANILDE GUEDES DE LIMA
DATA: 01/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DO IDEP-UFPB PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA PARAÍBA NA PERSPECTIVA DE GESTORES E PESQUISADORES
PALAVRAS-CHAVES: IDEP-UFPB. Desenvolvimento Regional. Arranjos Produtivos Locais. Globalização. Indicadores
RESUMO: Presente pesquisa aborda um cunho investigativo de pesquisa básica, descritiva e qualitativa, no que se refere a Projetos do IDEP-UFPB, relacionados a pequenos municípios paraibanos. O universo de pesquisa são Municípios paraibanos e como amostra temos 06 (seis) municípios do Estado da Paraíba contemplados com ações do IDEP, por meio de projetos vinculados às suas divisões e laboratórios, envolvendo a cultura e os Arranjos Produtivos Locais (APL). Para embasar nosso trabalho, recorremos a literaturas relativas ao IDEP-UFPB e à conceituação de desenvolvimento regional numa Universidade Pública empreendedora, perpassando pela desindustrialização e globalização, e outras que se fizerem necessárias para fundamentar nossa pesquisa de maneira que respondam à nossa inquietude em relação à contribuição do IDEP-UFPB para o desenvolvimento regional da Paraíba. Os dados foram levantados a partir de questionário semiaberto (entrevistas escritas), para estabelecer os resultados das ações dos Laboratórios, visando à caracterização e qual a contribuição do IDEP-UFPB para o desenvolvimento regional do Estado da Paraíba. Esta dissertação teve por objetivo geral investigar a contribuição do IDEP-UFPB em relação ao desenvolvimento da Paraíba na ótica dos sujeitos da pesquisa. E por objetivos específicos, revisar literária do assunto, mapear os municípios paraibanos e analisar indicadores de desenvolvimento nos municípios contemplados com ações do IDEP e avaliar a sua contribuição a partir dos resultados da pesquisa, para que tenhamos resposta sobre a contribuição do IDEP-UFPB em relação ao desenvolvimento de municípios paraibanos na perspectiva de gestores e pesquisadores a partir de indicadores.
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Interno - 1516861 - RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E SILVA