PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ DANIEL COSTA FALCAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ DANIEL COSTA FALCAO
DATA: 29/07/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A INSTITUCIONALIDADE DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A PARTIR DO SIGAA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES EXTENSIONISTAS DA ÁREA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Educação Superior; Institucionalização. Sistema Integrado de Gestão
RESUMO: A temática da Extensão Universitária insere-se na ideia das funções da universidade, que sustenta-se sobre três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão, que devem ser equivalentes e indissociáveis entre si para que a universidade desempenhe bem o seu papel social. A extensão universitária busca integrar-se com o ensino e a pesquisa no intuito de promover a interação entre universidade e sociedade, operacionalizando a relação teoria-prática na formação dos diversos profissionais. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em consonância com o cenário nacional, vem trabalhando ao longo dos anos para a institucionalização da Extensão, apreendida entre outros aspectos na sistematização, registro e análise das atividades extensionistas realizadas. O módulo de extensão do SIGAA, implantado desde 2017, é o atual sistema de registro das ações de Extensão na UFPB, o qual possibilitou um significativo avanço no gerenciamento das ações, apresentando, porém, algumas limitações no seu uso por parte dos usuários, o que fez emergir o seguinte questionamento de pesquisa: o SIGAA é satisfatório enquanto instrumento de registro das ações de extensão desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba? Para responder essa questão, o objetivo da pesquisa será avaliar a aplicabilidade do módulo de extensão do SIGAA enquanto instrumento de registro das ações de Extensão na perspectiva dos docentes extensionistas da UFPB. Para tanto, trata-se de com abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa exploratória e descritiva em que se utiliza os procedimentos do estudo de caso; revisão da literatura, seguida de uma análise documental com base em dados disponibilizados pela PRAC referente ao período de 2017 a 2019 e aplicação de questionário semiestruturado aos professores envolvidos com a extensão universitária dos seguintes centros de ensino: Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Ciências Médicas (CCM) e Centro de Biotecnologia (CBiotec), localizados no Campus I da Instituição. Nestes termos espera-se a pesquisa possa contribuir para a institucionalidade da extensão universitária a partir do registro de suas práticas.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA