PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEONEILTON LOPES NOGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEONEILTON LOPES NOGUEIRA
DATA: 09/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Gestão Democrática e Participativa: um estudo do Instituto Federal da Paraíba/Campus João Pessoa
PALAVRAS-CHAVES: Democracia, Gestão Democrática. Planejamento Institucional. Ensino superior.
RESUMO: O tema desse estudo consiste no processo participativo na gestão democrática no ensino superior, cujo objeto especifico de análise é a participação democrática da comunidade acadêmica na gestão e planejamento do Instituto Federal de Educação da Paraíba/Campus João Pessoa, a partir do período de redemocratização do país, quando movimentos sociais põem em pauta as propostas de participação social na gestão das instituições brasileiras. Nosso objetivo fundamental é analisar o processo participativo dos diversos segmentos da comunidade acadêmica, enquanto ações de efetivação dessa gestão democrática do Campus JPA, levantando os agentes comunitários, as instâncias participativas existentes na estrutura acadêmica e administrativa, identificando os eventos participativos e verificando como a instituição em estudo contempla a gestão democrática e participativa. Nessa direção, busca-se a percepção da comunidade acadêmica e suas entidades representativas, assim como as formas organizativas e os níveis de participação dessas instâncias. A perspectiva teórico-metodológica adotada, referencia-se no método dialético, que busca uma compreensão dos fatos e acontecimentos relativo às ações concretas dos segmentos envolvidos na gestão da escola. Consiste em um estudo de natureza qualitativa, que combina dois tipos complementares de estudos: a análise documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas, orientadas por dois roteiros semiestruturados, com diversos sujeitos da comunidade acadêmica. O referencial teórico de análise, construído no primeiro capítulo, conceitua e define as principais categorias relacionadas à temática, subdividida em três itens: no primeiro, democracia e gestão democrática, abordadas a partir de sua evolução conceitual no pensamento sociológico e seu processo histórico, dando conta, também da construção de seu marco legal e dos avanços e retrocessos na política nacional; no segundo, a participação social enquanto uma construção histórica resultante da experiência política da relação entre sociedade política e sociedade civil e sua construção conceitual que a define em diferentes níveis e, ainda, a abordagem de conceitos relativos ao planejamento institucional nas suas diferentes correntes, com ênfase no planejamento democrático e/ou participativo, o qual se constitui como um dos instrumentos imprescindíveis para a implantação e efetividade da gestão democrática na realidade empírica; no terceiro item, o processo de democratização, expansão e reforma do ensino superior, remontando o período correspondente ao processo de redemocratização e de investida do modelo neoliberal, na estrutura do Estado. A conclusão será construída a partir da análise dos dados em coleta no momento.
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA