PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE DORAND AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE DORAND AMORIM
DATA: 30/07/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO COM OS EGRESSOS DE FISIOTERAPIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: SINAES. Avaliação. Egressos. Fisioterapia.
RESUMO: O acompanhamento dos egressos de cursos de graduação foi apresentado pela primeira vez, em processos avaliativos da educação superior, em 2004 quando da implantação do SINAES. Este acompanhamento deve ser parte integrante das práticas educacionais, uma vez que possibilita a reavaliação das políticas educacionais e institucionais objetivando a melhoria da qualidade dos cursos e programas. A avaliação dos egressos é um importante processo utilizado na retroalimentação de informações que podem ser utilizadas como forma de subsidiar mudanças e revisões na formação profissional, nos planos e programas e readequações do PPC, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é compreender como os egressos de Fisioterapia da UFPB avaliam a formação acadêmica recebida pelo curso, considerando a mudança curricular realizada em 2005 e a experiência profissional da pesquisadora junto aos alunos concluintes que apresentam dúvidas em relação a sua formação e ao seu futuro profissional. Em termos metodológicos, esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada. A partir dos objetivos, adotamos os procedimentos técnicos respaldados pela tipologia descritiva, com análise bibliográfica, documental e estudo de caso. Utilizaremos como instrumento de coleta dos dados um questionário online a ser enviado para os sujeitos da pesquisa, os egressos de Fisioterapia/UFPB. Para a análise dos dados, serão utilizados recursos estatísticos básicos da inferência percentual e a análise de conteúdo de Bardin. O referencial teórico abordará os processos de avaliação da educação superior, com foco no SINAES e no acompanhamento dos egressos, nos estudos realizados com os egressos de cursos de graduação, em especial de Fisioterapia, a formação e institucionalização da profissão no Brasil e a criação do curso na UFPB.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo à Instituição - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA