PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVELIN SARMENTO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVELIN SARMENTO DE CARVALHO
DATA: 07/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – CAMPUS CABEDELO
PALAVRAS-CHAVES: Palavras chaves: Educação Superior, Permanência, Política de Assistência Estudantil
PÁGINAS: null
RESUMO: RESUMO Nas últimas décadas, presenciou-se no país a expansão da educação superior com a implantação de diversas políticas públicas possibilitando o ingresso de sujeitos, que historicamente eram excluídos da educação formal, nas Instituições de Ensino Superior. Estes estudantes, em sua grande maioria, encontram-se em situações de vulnerabilidade e enfrentam várias dificuldades para persistirem nos estudos. Dentro desse contexto, destacamos o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, o qual prevê ações de assistência estudantil que apoiam a permanência de estudantes. Nesta perspectiva, pretendemos analisar a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB - Campus Cabedelo, a partir da percepção dos estudantes dos cursos superiores no que diz respeito a sua contribuição na permanência acadêmica. Para tanto, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: descrever a Política de Assistência Estudantil adotada no IFPB – Campus Cabedelo; caracterizar o perfil dos estudantes dos cursos superiores que participam da assistência estudantil; analisar por meio de narrativas o que os estudantes pensam sobre a Política de Assistência estudantil e quais as suas contribuições para a permanência acadêmica; e apresentar propostas de possíveis melhorias nesta política. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, abordado sob o enfoque quantitativo e qualitativo, de viés descritivo, que utiliza como procedimentos técnicos as pesquisas bibliográficas, documental e de campo. Utilizaremos como categorias teóricas, acesso e permanência, analisando autores como: Zago (2006), Silva e Veloso (2013), Castelo Branco; Nakamura e Jezine (2016 e 2017), Ronsoni (2014) e outros. Para a temática de assistência estudantil, utilizamos como suporte teórico: Silveira (2012), Kowalski (2012), Farias (2018), entre outros. Os sujeitos da pesquisa serão constituídos por estudantes da educação superior do IFPB – Campus Cabedelo, dos cursos de design gráfico e ciências biológicas, e participantes da política de assistência estudantil. Para coleta e levantamento de dados, aplicaremos um questionário semiestruturado e a técnica do grupo focal. Os dados coletados serão tratados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de BARDIN. A pesquisa buscará apresentar aos gestores da instituição, propostas dos estudantes que contribuam no melhoramento das ações de assistência estudantil oportunizando espaço e voz aos estudantes do IFPB – Campus Cabedelo.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES