PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES

DISCENTE: CLAUDIA SUELY FERREIRA GOMES
DATA: 30/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA A PARTIR DA ANÁLISE DAS FORÇAS, FRAQUEZAS, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES (ANÁLISE SWOT)
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna Governamental. Audin/UFPB. Análise SWOT. Planejamento Estratégico.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O planejamento estrategico e uma ferramenta de gestao essencial para o desenvolvimento das organizacoes, sejam elas publicas ou privadas, e sua utilizacao na auditoria interna governamental pode contribuir para maximizar os seus resultados operacionais. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um diagnostico ambiental na Unidade de Auditoria Interna da UFPB, a partir da utilizacao da analise SWOT (diagnostico das forcas, fraquezas, ameacas e oportunidades), visando subsidiar a implementacao do planejamento estrategico da Unidade a partir de 2020. O modelo de planejamento estrategico proposto, produto final desta dissertacao, apresentou um diagnostico ambiental, onde foram apontados os aspectos internos e externos que podem influenciar no desempenho das atividades executadas na referida Unidade. Para atingir os objetivos tracados, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, utilizando como tecnicas de coleta de dados a observacao direta e a pesquisa documental. Foram analisados os instrumentos empregados no planejamento das atividades da auditoria interna, emitidos no periodo compreendido entre os anos de 2016 a 2018, caracterizando o universo da pesquisa. O referencial teorico esta embasado nos principais conceitos ligados a administracao publica brasileira e a auditoria interna governamental, alem da base normativa que fundamenta a auditoria interna governamental, a exemplo de leis, decretos, instrucoes normativas, manuais tecnicos e demais instrumentos legais pertinentes ao objeto de estudo. Os resultados da pesquisa revelaram que a analise SWOT e uma importante ferramenta estrategica para a auditoria interna governamental pois, a partir de uma abordagem pautada na identificacao dos principais fatores que podem interferir na qualidade dos trabalhos realizados, fornece elementos essenciais para a elaboracao do seu planejamento estrategico, bem como para a tomada de decisoes com vistas a otimizar o seu desempenho.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA