PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO
DATA: 13/08/2019
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: CUSTOS POR ALUNO DE GRADUAÇÃO LEVANTADOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016, NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CAMPUS II DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Custos, Educação Superior, REUNI.
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal analisar os custos do alunado de graduação, a partir da política de expansão implementada pelo REUNI no Centro de Ciências Agrárias, Campus II da UFPB, no período de 2009 a 2016. Busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Os custos por aluno de graduação no CCA são compatíveis com os padrões nacionais das IFES? O estudo empreendido remete a uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico. Trata-se de um estudo de caso, pois consiste em uma pesquisa aprofundada de uma unidade, o CCA/UFPB. O referencial teórico está fundamentado em diversos estudos sobre a Educação Superior, como Amaral (2004), Prado e Pó (2007), Schwartzman (2007), Santos e Almeida Filho (2008), Machado e Holanda (2012) e os aspectos destacados na administração pública federal são os seguintes: orçamento, orçamento público, composição do orçamento, custos no Setor Público, custos do ensino público no Brasil, o Sistema de Informações do Governo Federal- SIC, metodologias propostas para apresentadas para apuração de custos na educação, etc. Tomaremos como base para o levantamento dos dados e análises de dados as metodologias propostas pelo MEC/SESU e TCU. Serão investigadas e sistematizadas as informações financeiras relativas aos recursos recebidos por este Centro, bem como a estrutura administrativa e acadêmica da instituição.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA