PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDENICE RIBEIRO DA COSTA PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDENICE RIBEIRO DA COSTA PINHEIRO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEDESP
TÍTULO: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE QUANTO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA UFCG
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Políticas de inclusão; Pessoas com deficiência.
RESUMO: As recentes políticas públicas para Educação Superior, especificamente voltada para as pessoas com deficiência têm oportunizado o acesso dessa população a universidade. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar as políticas de inclusão para garantia do acesso e da permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande. Para atingir os objetivos específicos, será traçado a trajetória das políticas de inclusão das pessoas com deficiência no cenário mundial e brasileiro, em seguida será discutida a relação entre política de inclusão e educação no Brasil, posteriormente, descritas as medidas legislativas brasileiras voltadas para essa população, relacionando as políticas nacionais de inclusão da educação superior com as políticas desenvolvidas pela UFCG. Por fim, será realizado um mapeamento dos discentes com deficiência matriculados nos diversos cursos superiores da UFCG, mais especificamente no campus Campina Grande, dando ênfase ao período de implantação do sistema de cotas na referida instituição. Serão identificados ainda, em quais cursos estes estão matriculados, quantificando-os de maneira a verificar a sua permanência, evasão e evolução nos referidos cursos. Para tanto, será realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, na forma de Estudo de Caso. Para complementação da coleta dos dados, será utilizada uma entrevista semiestruturada com um sujeito, sendo este, o gestor do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFCG. Também será feita a análise de quatro documentos da instituição: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Estatuto da UFCG, o Regulamento Geral do Ensino de Graduação e o Regimento Geral. Será analisado ainda, dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Ensino, no que concerne as matrículas desses estudantes. Para averiguar a conjuntura das pesquisas em âmbito nacional, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dissertações e teses da CAPES, livros e revistas especializadas. Os dados coletados serão analisados pelos princípios da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados da análise da entrevista serão elencados em duas categorias, e dentre estas, outras duas subcategorias: Políticas Públicas (Políticas Nacionais e Institucionais), Ações de Inclusão (Acesso e Permanência). Portanto, espera-se que o presente estudo possa servir de subsídio para o desenvolvimento de políticas institucionais de inclusão para a UFCG, assim como suporte para outras pesquisas futuras e ações institucionais, que venham a auxiliar numa universidade mais inclusiva.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO