PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE GILSIVAN CARTAXO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE GILSIVAN CARTAXO DA SILVA
DATA: 19/08/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEDESP
TÍTULO: O IMPACTO DA CRISE ECONÔMICA ATUAL NA UFPB: O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
PALAVRAS-CHAVES: Crise Econômica; Educação Superior; UFPB; Bolsas de Pesquisas; Engenharia Mecânica.
RESUMO: Nos últimos anos, presenciamos uma das mais graves crises econômicas que o mundo já enfrentou, com consequências que não se via desde a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929. Iniciada no ano de 2008 nos Estados Unidos, e tendo como causa inicial o setor imobiliário, esta crise provocou impactos em vários níveis e em todo o globo. No Brasil, todos os setores da economia foram afetados, acarretando mudanças em diversos setores da sociedade, inclusive na educação pública superior. Dentro deste contexto, essa pesquisa tem o intuito de realizar uma análise da crise econômica iniciada nos EUA, seus efeitos na economia brasileira e principalmente na educação pública superior. Além disso, propõe-se investigar, através de um estudo de caso, o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em relação as Bolsas de Pesquisas do curso, verificando os efeitos da atual crise nos repasses e no quantitativo de bolsas disponíveis ao corpo discente. A nossa pesquisa é de natureza básica, e baseada numa abordagem com enfoque qualitativo. O método de procedimento que será utilizado no estudo é o monográfico ou estudo de caso; revisão bibliográfica e análise documental. Onde serão analisados documentos, através de um levantamento realizado junto a setores específicos dentro da instituição que trabalham com bolsas de pesquisas, como a Pró-Reitoria de Pesquisas (PROPESQ), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), e a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), para que possamos identificar a quantidade de bolsas de estudos que surgiram, foram preenchidas, e as que simplesmente, foram cortadas e excluídas, trazendo um panorama do que ocorreu com a pesquisa científica entre o período de 2008 e 2018 no referido curso. Por fim, será feita uma entrevista através de um questionário semiestruturado ao Pró-reitor da PRPG, ao coordenador do PRH54/ANP e ao coordenador do curso de Engª. Mecânica com o intuito de percebermos a visão da gestão em relação a crise e as ofertas de bolsas. Para tal, utilizaremos a técnica de análise de conteúdo de BARDIN.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR