PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA RANIELLE FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA RANIELLE FERREIRA DA COSTA
DATA: 15/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Inclusão. Permanência.
PÁGINAS: null
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar como os estudantes com deficiência e seus apoiadores percebem o Programa de Apoio ao Estudante com Deficiência (PAED) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo em vista os processos de inclusão e permanência, visando o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelo Programa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual o referencial teórico está fundamentado em discussões sobre inclusão e permanência na Educação Superior. Para tanto, recorreremos a trabalhos de autores como Aranha (1995, 2000, 2001), Corrêa (2010), Lopes (2007), Sassaki (1997, 2003, 2009), Veiga-Neto (2001a, 2001b), entre outros. É apresentada ainda, a base normativa em âmbito nacional e especificamente na UFPB, como por exemplo, leis, decretos, resoluções, planos e demais instrumentos legais pertinentes ao objeto de estudo. A coleta de dados será realizada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicadas com os sujeitos da pesquisa: estudantes apoiados e apoiadores do Campus I da UFPB. Para a análise dos questionários, será utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) que prevê três fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados - a inferência e a interpretação.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES