PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES
DATA: 30/08/2019
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Dinamizando o Acervo de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba: proposta de criação de um serviço de Disseminação Seletiva da Informação
PALAVRAS-CHAVES: Periódicos científicos eletrônicos. Bibliotecas universitárias . Gestão. Disseminação Seletiva da Informação. Crise dos periódicos
RESUMO: As novas tecnologias da informação possibilitaram otimizar a produção, acesso e disseminação da informação, modificando o caminho convencional. Em conseqüência desse processo tecnológico surgem os periódicos científicos eletrônicos como um importante canal de divulgação da comunicação científica, influenciando na diminuição do acesso e uso dos periódicos científicos impressos. Neste contexto, as bibliotecas universitárias necessitam redirecionar seus serviços e ações de modo planejado para acompanhar os avanços tecnológicos. A presente pesquisa tem como objetivo geral desenhar um serviço de Disseminação Seletiva da Informação (DSI) como estratégia para redefinição dos serviços ofertados pelo Acervo de Periódicos da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. Especificamente busca-se concretizar os seguintes objetivos: elaborar um diagnóstico do processo das atuais formas de e Disseminação Seletiva da Informação no Acervo de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB; estabelecer as bases para uma política para implementação do serviço de DSI; desenvolver um modelo de DSI para o Acervo de Periódicos da BC/UFPB; planejamento da implementação do serviço de DSI no Acervo de Periódicos da BC/UFPB. Consideramos como universo os grupos de pesquisa vinculados aos cursos de graduação do Centro de Ciências Médicas (CCM) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), certificados pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), através da Coordenação Geral de Pesquisa (CGPq) da Universidade Federal da Paraíba e mantidos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Com um total de 53 (cinquenta e três) grupos registrados, selecionaremos uma amostra de 28 (vinte e oito) grupos registrados, assim distribuídos: 05 (cinco) grupos da área de Medicina; 07 (sete) grupos da área de Odontologia; 05 (cinco) grupos da área de Fonoaudiologia e 11 (onze) grupos da área de Enfermagem. No aspecto metodológico, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso com enfoque qualitativo e classificada como do tipo exploratória. Os dados serão obtidos através de fontes bibliográficas, documentais e através de questionário com perguntas abertas e fechadas. A técnica utilizada para sistematizar os dados coletados será a análise de conteúdo (Bardin).
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA