PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDNALDO ALVES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNALDO ALVES COSTA
DATA: 12/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Gestão das Práticas Acadêmicas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) por Docentes no Curso de Direito.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pedagógica, Tecnologia, SIGAA, Ensino Superior, Direito
PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar a Gestão das Práticas Acadêmicas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) por docentes no curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Santa Rita, cujo Bacharelado criado em 2009, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), tem um corpo docente relativamente novo, mas ainda não qualificado como nativo digital (PALFREY; GASSER, 2011). Trata-se de uma pesquisa educacional, de natureza/abordagem qualitativa, de tipo descritiva e método indutivo de análise, utilizando-se como campo de estudo a graduação em Direito na UFPB, no período 2018.2, onde trata-se de verificar como questão-chave, quais as contribuições que o SIGAA traz para o processo de gestão pedagógicas das práticas acadêmicas, pesquisando de que forma os docentes estão utilizando os recursos pedagógicos das Turmas Virtuais do sistema SIGAA, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que gerencia parte das práticas acadêmicas, em um hibridismo (MORAN, 2000; CANCLINI, 2007, 2008) entre o ensino presencial e o Ensino a Distância (EAD). Apoia-se em estudos sobre gestão de diversos autores, com destaque para Paro (2005, 2006) e Souza (2016), utilizando-se de algumas ferramentas, como a pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados a esta temática, a coleta de dados estatísticos da utilização do SIGAA pelos docentes no sistema da UFPB e o relato dos docentes, colhido através de entrevistas com roteiro semiestruturado. No universo de 29 docentes que compunham o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) e com base nos resultados quantitativos de uso do SIGAA, através das funções de cálculo disponíveis no Excel (mínimo, média e máximo) foi selecionada uma amostra de seis docentes do Curso, sendo dois docentes que mais usaram as Turmas Virtuais do SIGAA, dois que menos usaram e dois que estejam na média de utilização, para comporem a amostra a ser entrevistada. Após leituras das entrevistas e definição de categorias, os dados foram tratados através da técnica Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com o objetivo de identificar, desenvolver e relacionar conceitos em uma relação de causa e consequência entre os elementos, para responder aos objetivos propostos, na busca do entendimento das contribuições do SIGAA para o processo de gestão pedagógica das práticas acadêmicas, descrevendo os elementos que limitem ou potencializem, assim como as boas práticas e os principais resultados obtidos, que apontam para uma percepção positiva dos docentes, com críticas e sugestões para a usabilidade e um melhor desenvolvimento do sistema.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 2568498 - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA
Externo ao Programa - 3210302 - ROBSON ANTAO DE MEDEIROS