PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ROSELI AGAPITO DA SILVA

DISCENTE: ROSELI AGAPITO DA SILVA
DATA: 20/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento. Avaliação da Pós-Graduação. Pós-Graduação em Matemática. Gestão da Educação Superior.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as práticas de Gestão do Conhecimento que podem contribuir para elevação dos resultados do Programa de Pós-Graduação em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba, no Sistema Nacional de Avaliação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para atender ao objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) levantar informações sobre o Programa quanto a sua estrutura e funcionamento acadêmico e administrativo, discentes, gestores, perfil dos docentes, seus resultados das avaliações da CAPES, e práticas de Gestão do Conhecimento existentes no Programa para compreender a maneira pela qual o Programa busca, cria, compartilha e aplica seus conhecimentos; b) identificar práticas de Gestão do Conhecimento (GC) no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Matemática que estejam relacionadas ao Sistema Nacional de Avaliação da CAPES; c) elaborar sugestões de práticas de Gestão do Conhecimento conforme necessidades do Programa, a partir do Sistema Nacional de Avaliação da CAPES, que possam contribuir para a elevação dos seus resultados. Optamos por uma pesquisa de enfoque qualitativo, com procedimentos bibliográficos, documental, e estudo de caso, sendo uma pesquisa descritiva e exploratória. A relevância desta pesquisa se concretiza diante da necessidade de impulsionar o reconhecimento do Programa de Pós-Graduação em Matemática, que busca, além de cumprir os requisitos impostos pela CAPES no âmbito acadêmico, se fortalecer no campo nacional e internacional. Além disso, entendemos a necessidade de registrar ações que permitam a exposição dos conhecimentos de servidores lotados em Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal da Paraíba, facilitando o aprendizado organizacional e desenvolvimento do trabalho administrativo, podendo servir de modelo prévio para estes Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, que porventura venham a possuir perfis semelhantes, adequando os resultados à situação que cada um está inserido. Analisamos a situação atual do Programa estudado e reconhecemos, dentro do modelo proposto de Nonaka e Takeuchi (1997), algumas ferramentas da Gestão do Conhecimento. Desenvolvemos, como produto desta pesquisa, sugestões de práticas de Gestão do Conhecimento a partir das avaliações da Pós-Graduações efetuadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA