PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DANIELLE DORAND AMORIM

DISCENTE: DANIELLE DORAND AMORIM
DATA: 28/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: Avaliação da formação acadêmica na perspectiva dos egressos de Fisioterapia
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Formação Acadêmica. Egressos. Fisioterapia. SINAES.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo compreender como os egressos de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) avaliam a formação acadêmica recebida no curso. Desde sua regulamentação a Fisioterapia passou por várias mudanças, uma delas ocorreu após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) determinando transformações em seu modelo de formação. Estas mudanças concorrem para o fortalecimento do processo de avaliação da educação superior no Brasil. Em 2004 foi regulamentado o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e uma de suas inovações diz respeito ao acompanhamento dos egressos que deve ser parte integrante das práticas educacionais, uma vez que possibilita a reavaliação das políticas institucionais objetivando a melhoria da qualidade dos cursos. Pode ser utilizado como forma de subsidiar mudanças na formação profissional e readequações do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Para dar embasamento teórico à pesquisa foi discutido sobre a formação e institucionalização da Fisioterapia no Brasil e na Paraíba, bem como a formação no curso de Fisioterapia da UFPB. Além de abordar a educação superior e seus processos de avaliação, enfatizando o acompanhamento de egressos. Em termos metodológicos, esta pesquisa apresentou uma abordagem quanti e qualitativa, de natureza aplicada, a partir de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário online do Google Forms. Para a análise dos dados foram utilizados recursos estatísticos através do Programa SPSS versão 20.00 e a técnica de categorização presente na análise de conteúdo. Concluiu-se que os egressos fazem uma boa avaliação da formação acadêmica do curso, respondendo às DCN de Fisioterapia e ao PPC no que diz respeito ao modelo pedagógico utilizado. Tendo como destaque a qualificação dos docentes, os estágios supervisionados, a capacidade de exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, vivência prática e participação de projetos ao longo do curso. Entretanto, é necessário observar alguns pontos que parecem dificultar a formação e atuação profissional, como a estrutura física e de materiais, a metodologia de ensino por parte de alguns docentes, a atualização de conteúdos curriculares de acordo com as mudanças ocorridas na sociedade e aprimoramento em gestão de negócios. Ao final da pesquisa foram propostas diretrizes para a integração e avaliação contínua dos egressos de Fisioterapia da UFPB tendo como base uma cultura de avaliação, o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter longitudinal e a constituição de um vínculo efetivo do egresso.
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Externo à Instituição - ELIANE ARAUJO DE OLIVEIRA