PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LUIZ DANIEL COSTA FALCAO

DISCENTE: LUIZ DANIEL COSTA FALCAO
DATA: 20/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A institucionalidade da Extensão Universitária a partir do SIGAA: perspectiva dos docentes extensionistas da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária. Educação Superior. Institucionalização. Sistema Integrado de Gestão.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A temática da Extensão Universitária insere-se na ideia das funções da universidade, que se sustenta sobre três pilares: o ensino, a pesquisa e a extensão, os quais devem ser equivalentes e indissociáveis entre si para que a universidade desempenhe bem o seu papel social. A extensão universitária busca integrar-se com o ensino e a pesquisa no intuito de promover a interação entre universidade e sociedade, bem como operacionalizar a relação teoria-prática na formação dos diversos profissionais. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em consonância com o cenário nacional, vem trabalhando ao longo dos anos para a institucionalização da extensão, apreendida entre outros aspectos na sistematização, registro e análise das atividades extensionistas realizadas. O módulo de extensão do SIGAA, implantado desde 2017, é o atual sistema de registro das ações de extensão na UFPB, o qual possibilitou um significativo avanço no gerenciamento das ações, porém como é um sistema adotado recentemente, tem sido alvo de algumas queixas por parte dos usuários, o que fez emergir o seguinte questionamento da pesquisa: o SIGAA é satisfatório enquanto instrumento de registro das ações de extensão desenvolvidas na UFPB? Para responder essa questão, o objetivo da pesquisa foi avaliar a institucionalidade da extensão universitária a partir do SIGAA sob a ótica dos docentes extensionistas da UFPB. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa, sob a perspectiva da pesquisa exploratória e descritiva em que se utiliza os procedimentos do estudo de caso, revisão da literatura, seguida de uma análise documental com base em dados disponibilizados pelo módulo de extensão do SIGAA referentes ao período de 2017 a 2019, e uma pesquisa de campo com a aplicação de questionário semiestruturado aos professores extensionistas e entrevistas aos assessores de extensão da instituição. No período avaliado observou-se uma evolução positiva na produção extensionista da UFPB com base nos relatórios gerados pelo módulo de extensão do SIGAA. Este módulo, por sua vez, apresentou boa aceitabilidade por parte do corpo docente da instituição, a grande maioria dos participantes da pesquisa considera a implantação do módulo um avanço para o registro das ações de extensão, entretanto, foram apresentados pontos onde o sistema poderia ser aperfeiçoado, junto com sugestões de melhorias. O presente estudo contextualizou o processo de institucionalização da extensão universitária no Brasil e especificamente na UFPB; avaliou de maneira criteriosa e participativa a aceitabilidade do módulo de extensão do SIGAA enquanto sistema de registro das atividades extensionistas nessa IES; e convidou o leitor a refletir sobre a importância de um registro eficiente para o fortalecimento da extensão, enquanto prática acadêmica e social. Os dados encontrados poderão auxiliar a gestão na promoção de melhorias ao sistema e consequentemente ao registro da extensão na UFPB. Acredita-se, pois, que esta pesquisa tenha contribuído para a institucionalidade da extensão universitária a partir do registro eficiente de suas práticas.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA