PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RENATO ARCÚRIO MILAGRE

DISCENTE: RENATO ARCÚRIO MILAGRE
DATA: 28/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO IFPB E SUA RELAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE EM CABEDELO/PB.
PALAVRAS-CHAVES: IFPB; Extensão Universitária; Sustentabilidade; Desenvolvimento;
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O presente estudo objetivou analisar como as ações de extensão universitária do Instituto Federal da Paraíba, em Cabedelo/PB, desenvolvem uma compreensão da comunidade acadêmica e municipal voltada para a sustentabilidade. Dessa forma, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre os principais conceitos relacionados a esta temática, onde foi abordada a contextualização histórica sobre a universidade, a extensão universitária, a sustentabilidade, o Instituto Federal da Paraíba e o Campus Cabedelo. Dessa forma, foi feito um levantamento sobre esses conceitos com base nos estudos desenvolvidos por diversos autores. Esta pesquisa constitui um estudo de caso, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, em que o locus da investigação foi o Campus Cabedelo. Assim, foram selecionados para análise os dois núcleos de extensão permanentes mais atuantes dentre os sete existentes. Buscou-se analisar as ações desenvolvidas por esses núcleos a partir de cinco dimensões da sustentabilidade: social, ambiental, econômica, cultural e política. Ademais, para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questionários semiabertos. Já com relação à amostra, buscou se abranger os diversos segmentos envolvidos com a extensão universitária, foram determinadas as seguintes quantidades: 02 (dois) Coordenadores dos núcleos de extensão; 08 (oito) membros da comunidade de Cabedelo participantes dos projetos de extensão; 01 (um) Coordenador de Pesquisa/Extensão da instituição; 04 (quatro) parceiros sociais dos projetos e 04 (quatro) discentes que participam ou participaram dos projetos de extensão universitária, totalizando 19 (dezenove) entrevistados. Os resultados encontrados demonstram que a instituição desenvolve ações de extensão universitária que englobam diversas dimensões da sustentabilidade. Além disso, ressalta-se que os núcleos de extensão pesquisados possuem uma avaliação positiva da comunidade interna e externa. Entretanto, foram identificados alguns pontos a melhorar referentes à atuação da instituição. Por conseguinte, é de fundamental importância que o IFPB desenvolva estratégias que venham a minimizar os pontos negativos e reforçar os positivos de modo a melhorar a prática extensionista e com isso continuar gerando impactos positivos na comunidade de Cabedelo/PB.
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA