PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LUCIANA DELIA DANTAS DE MEDEIROS

DISCENTE: LUCIANA DELIA DANTAS DE MEDEIROS
DATA: 27/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DO MEDIOTEC NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Mediotec. Pronatec. Financiamento. Educação do Trabalhador
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A presente pesquisa teve por objetivo analisar o desenvolvimento do Programa Mediotec na Escola Técnica de Saúde vinculada à Universidade Federal da Paraíba, contemplando aspectos pedagógicos e financeiros, compreendido como uma política de educação profissional. Para isso, discutiu-se a compreensão dos profissionais envolvidos na vivência do Programa na Instituição no seu curto período de existência (julho/2017 a julho/2019), as contribuições, dificuldades e resultados apresentados. A fundamentação teórica contempla discussões sobre a evolução da educação profissional no Brasil avançando até o surgimento do Programa, a partir de autores como Frigotto e Ciavatta (2003), Kuenzer (1997), Macedo (2017), Manfredi (2002), Moura (2007), Pires (2005), dentre outros. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com características descritivas. Para sua realização foram utilizados como procedimentos, além da revisão bibliográfica e análise documental, a aplicação de questionários estruturados na ferramenta online Google Docs – formulários, enviados através do aplicativo WhatsApp no grupo formado pelos profissionais (professores, mediadores, coordenadores e equipe multidisciplinar), responsáveis pela gestão e execução do MedioTec na unidade pesquisada. Concluímos com base na avaliação dos sujeitos participantes do programa, que apesar da taxa de evasão ter sido de 39,35%, o Mediotec teve uma avaliação positiva. Por ter sido a primeira experiência da UFPB na oferta de vagas do Programa, identificamos algumas dificuldades ocorridas, como insuficiência de aulas práticas e problemas de infraestrutura, porém relacionamos as sugestões de melhoria para as próximas edições do Mediotec na UFPB. É essencial destacar a importância do Programa para a população menos favorecida e as oportunidades que ele traz para os alunos atendidos.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS