PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ALDENICE RIBEIRO DA COSTA PINHEIRO

DISCENTE: ALDENICE RIBEIRO DA COSTA PINHEIRO
DATA: 28/02/2020
LOCAL: SALA 01 - CEDESP
TÍTULO: ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UFCG: EFICÁCIA DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Políticas de inclusão; Pessoas com deficiência.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: As recentes políticas públicas para Educação Superior, especificamente àquelas voltadas para as pessoas com deficiência têm oportunizado o acesso dessa população ao Ensino Superior. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar as ações implementadas concernentes às políticas de inclusão para garantia do acesso e da permanência dos estudantes com deficiência na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Campina Grande. Para tanto, inicialmente é traçada uma contextualização histórica acerca da deficiência, tomando como ponto de partida, os períodos históricos caracterizado por quatro paradigmas propostos por Sassaki (2012). Em seguida, são descritas as medidas legislativas brasileiras voltadas para as pessoas com deficiência, bem como as influências internacionais para a inclusão no Brasil. Posteriormente, enfatizamos os principais Programas de Expansão, Acesso e Permanência na Educação Superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, na forma de Estudo de Caso. Para a coleta de dados, foi realizado um mapeamento dos discentes com deficiência matriculados nos diversos cursos superiores da UFCG, mais especificamente no campus Campina Grande, dando ênfase a partir da criação do REUNI, através de solicitação direcionada a Pró-Reitoria de Ensino. Nesta coleta de dados, foram identificados ainda, qual o tipo de deficiência desses estudantes. Para complementação da coleta dos dados, foram solicitadas informações específicas ao gestor do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), setores específicos da UFCG. Foi realizada, ainda, análise de três documentos da instituição: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Estatuto da UFCG, e o Regimento Geral. Para averiguar a conjuntura das pesquisas em âmbito nacional, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dissertações e teses da CAPES, livros e revistas especializadas. Os dados coletados foram analisados inicialmente pelos princípios da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Os resultados dos dados coletados foram elencados através da análise de SWOT, resultando como produto final, o Plano de Ação 5W2H, como sugestão para a gestão universitária. Portanto, espera-se que o presente estudo possa servir de subsídio para o desenvolvimento de políticas institucionais de inclusão para a UFCG, assim como suporte para outras pesquisas futuras e ações institucionais, que venham a auxiliar numa universidade mais justa e inclusiva.
Presidente - 1519556 - DAMIAO DE LIMA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO