PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GILLYANE LYNDSAY GOMES DE LIMA

DISCENTE: GILLYANE LYNDSAY GOMES DE LIMA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Educação
TÍTULO: MONITORAMENTO AVALIAÇÃO E DE POLÍTICAS PÚBLICAS: ANÁLISE DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação. Política de Assistência Estudantil. Reformulação de Políticas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O presente estudo teve a finalidade de analisar a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (PAE-IFPB), tendo como objetivo propor uma abordagem de avaliação permanente dessa Política. Para tanto, foi necessário analisar a reformulação da PAE entre os anos 2016 e 2018, identificando a existência ou não de instrumentos de monitoramento e avaliação. Este trabalho foi organizado em sete capítulos, apresentando-se inicialmente como referencial teórico a trajetória das políticas de assistência ao estudante no Brasil na perspectiva de Kowalski (2012), perpassando pela Assistência Estudantil nas Universidades Federais, realizando uma discussão sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Para uma melhor compreensão da PAE- IFPB fez-se necessário discorrer sobre o percurso histórico do IFPB, bem como, da PAE implementada na instituição. Para realizar uma análise mais consistente da Política de Assistência Estudantil desenvolvida no IFPB, contemplaram-se as considerações acerca de políticas públicas na concepção dos autores Guedelho (2017), Rodrigues (2008) e Condé (2013). Para tanto, esse trabalho apresentou uma análise mais atenta do processo e possíveis conseqüências da reformulação da PAE-IFPB realizando-se um comparativo entre a antiga política (resolução n° 40 de maio de 2011) e a PAE-IFPB reformulada (resolução nº 25 de junho de 2018). A Pesquisa foi desenvolvida em caráter exploratório descritivo de abordagem qualitativa, apresentando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com os gestores operadores da PAE-IFPB, que subsidiou a analise de conteúdo baseada em Bardin (2011) e a elaboração da matriz SWOT onde pode se explicitar os pontos fracos, fortes, ameaças e oportunidades da política ora investigada. No último capitulo apresentou-se um perfil propositivo no qual foi elencada sugestão de um instrumento de monitoramento e avaliação do Programa de Apoio a Permanência do Estudante, por ser o de maior investimento financeiro e o primeiro em processo de implementação da política reformulada do IFPB. O trabalho buscou a descoberta de aspectos analíticos importantes que pudessem sugerir um monitoramento e uma avaliação mais efetiva na perspectiva de aprimoramento da política reformulada.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA