PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: JONATHAN SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JONATHAN SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: estudo do PLANEDE 2025 do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento estratégico. Gestão estratégica. Instituições federais de ensino superior. IFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo precípuo analisar como o Planejamento Estratégico Decenal (2016-2025) – PLANEDE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba vem influenciando as atividades dos gestores nos seus três primeiros anos de vigência, a partir da percepção desses gestores, bem como das informações sobre o uso do sistema eletrônico do PLANEDE por eles. A pesquisa também se propõe a descrever o processo de formulação, implementação e avaliação do planejamento estratégico e identificar os fatores que estão dificultando a sua implementação. A pesquisa consiste em um estudo de caso, de natureza predominantemente qualitativa e descritiva. Foram realizadas entrevistas com a servidora responsável pela unidade de planejamento e com 28 gestores dos diferentes níveis, as quais foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Com base nessas informações, foi possível realizar inferências e concluir que, até então, o PLANEDE não tem sido utilizado como instrumento de gestão pela maior parte dos gestores e que o processo de implementação não tem obtido sucesso. Uma das principais explicações está no fato de que o PLANEDE é visto pela maior parte dos gestores apenas como um sistema de computador, possuindo a finalidade de registro de informações. Esse mesmo software, que deveria auxiliar na implementação do plano, tem se mostrado uma das suas principais barreiras. Como produto, foi formulada uma proposta de ajustes e melhorias para o PLANEDE, que será entregue à gestão da entidade, a qual se espera que seja utilizada no seu processo de avaliação.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES