PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANDREIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO

DISCENTE: ANDREIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Cedesp
TÍTULO: CUSTOS POR ALUNO DE GRADUAÇÃO LEVANTADOS NO PERÍODO DE 2009 A 2016, NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CAMPUS II DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Custos, Educação Superior, REUNI.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Conhecer e analisar os custos por aluno é de extrema importância em uma instituição pública de ensino superior. Verificar e extrair dados que sirvam de base para à comunidade acadêmica bem como a sociedade em geral é ainda mais importante, pois permite entender como os recursos públicos estão sendo aplicados. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral mensurar o custo por aluno de graduação a partir da política de expansão implementada pelo REUNI no Centro de Ciências Agrárias, Campus II da UFPB, período de 2009 a 2016. A mensuração do custo por aluno gera mecanismos de controle que possam ser utilizados, buscando uma maior eficiência operacional como também promovendo condições de melhoria de qualidade nos gastos. Para atingir os objetivos traçados, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, e análise de dados quantitativos. Foram levantados todos os dados referentes às despesas de natureza correntes destinadas ao campus II recebidos pelo Tesouro Nacional, no período de 2009 a 2016, caracterizando o universo da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso, pois consiste em uma pesquisa aprofundada de uma unidade, o CCA/UFPB. A metodologia aplicada foi a do MEC/SESu para obtermos o custo por aluno. O referencial teórico está fundamentado com algumas abordagens sobre a Educação Superior e os aspectos destacados na administração pública federal são os seguintes: orçamento, orçamento público, composição do orçamento, custos no Setor Público, custos do ensino público no Brasil, o Sistema de Informações do Governo Federal-SIC, metodologias propostas para apresentadas para apuração de custos na educação, sistemas de custos e métodos de custeio. Os resultados da pesquisa revelaram com base na Nota Técnica 04/2018, que o Campus II da UFPB apresentou valores inferiores aos da média nacional referente ao custo médio anual por aluno nas universidades federais e também institucionalmente, em relação ao Campus I. Portanto, constatou-se que no período analisado houve uma redução proporcional à média nacional e, sobretudo, a média da UFPB sobre o custo anual dos alunos no campus II, significando que o modelo de alocação de recursos, coordenado pelos setores do campus I prejudica este campus.
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ