PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VASCONCELOS PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS VASCONCELOS PAIVA
DATA: 28/05/2020
LOCAL: UFPB virtual
TÍTULO: O BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS DO SINAES
PALAVRAS-CHAVES: SINAES. BAP. IFPB. Curso de graduação.
RESUMO: A Avaliação da Educação Superior se inseriu definitivamente no campo das políticas públicas educacionais com a vigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no ano de 2004. O sistema visa assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior – interna e externa – dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da sua oferta. Além de promover a responsabilidade social das instituições de ensino superior, respeitadas a autonomia e a identidade institucional. A avaliação nessa perspectiva é um processo contínuo que propicia uma análise global de dada realidade. Munidos dessas informações, a gestão institucional planejará estratégias com vistas a reforçar o que lhe for positivo e eliminar os óbices ao aperfeiçoamento da instituição. Paralelamente a isso, a avaliação permite maior clareza para o Estado no tocante a elaboração e reformulação das políticas públicas voltadas para a educação superior. O objetivo geral da presente pesquisa é identificar as potenciais ações de gestão para o Bacharelado de Administração Pública (BAP), do IFPB Campus João Pessoa, frente à atualização dos instrumentos de avaliação de cursos do SINAES – o IACG – para a renovação de reconhecimento do curso no ano de 2020. Esta investigação consiste em uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental, que pretende identificar as potenciais ações de gestão para o BAP, frente à atualização dos instrumentos de avaliação de cursos do SINAES – o IACG – para a renovação de reconhecimento do curso no ano de 2020. Adotaremos a análise SWOT como ferramenta para auxiliar no levantamento das forças, fraquezas, oportunidade e ameaças – nos ambientes interno e externo – à gestão do BAP, com o contexto de proporcionar aos gestores do curso o conhecimento complementar que auxilie na tomada de decisões e na efetivação das demandas do IACG para obtenção da renovação de reconhecimento.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ