PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO
DATA: 10/06/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL DO IFPB A PARTIR DE UMA ANÁLISE SWOT DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional; Recredenciamento Institucional; IFPB.
PÁGINAS: 57
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior IES, de caráter público ou privado, estão submetidas a processos de avalição, interna e externa, com intuito da melhoria na qualidade dos serviços prestados por estas instituições. Nesse sentido surgiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES que foi instituído através da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 com objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus discentes. Norteados pela legislação supracitada as IES são avaliadas por instrumentos de avaliação de domínio público, ou seja, as instituições sabem previamente quais dimensões e eixos serão avaliados, assim como podem orientar suas ações para melhoria desses indicadores, consequentemente a melhoria da qualidade educacional e institucional. O artigo 11º da lei do SINAES determina que Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação CPA..., órgão responsável na condução dos processos de avaliação interna da IES, assim como sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP, assegurando ainda a participação de todos os segmentos da comunidade universitária/institucional no processo avaliativo: docentes; técnicos-administrativos; discentes e da sociedade civil organizada. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IFPB, integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica criada através da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. O IFPB se caracteriza como uma IES por ofertar educação em nível superior nas modalidades presencial e a distância, no site institucional do IFPB estão publicados os relatórios de avaliação institucional externa, de recredenciamento presencial e a distância, podemos encontrar também os relatórios de autoavaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, entre outros documentos utilizados para realizar esta pesquisa. A pesquisa objetiva analisar os relatórios de avaliação externa de recredenciamento para oferta de cursos de graduação presencial (2018) e a distância EAD (2019), diagnosticando as forças e fraquezas institucionais, confrontando as avaliações com o Instrumento de Avaliação Institucional Externa IAIE 2017, assim como identificar diretrizes no PDI referente a avaliação, a CPA, entre outras informações que pertinentes a temática. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa exploratória e pesquisa documental, utilizando a ferramenta de análise SWOT Strengths (força), Weaknesses (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), visando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino do IFPB. A utilização desta metodologia visa compreender como a IES está trabalhando a Avaliação Institucional AI, com relação aos instrumentos, a melhoria da qualidade institucional, com relação ao que preconiza a legislação vigente, para isso utilizaremos os relatórios publicados no site do IFPB pela CPA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo à Instituição - SERGIO ADELAR BRUN