PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO
DATA: 10/06/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL DO IFPB A PARTIR DE UMA ANÁLISE SWOT DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional; Recredenciamento Institucional; IFPB.
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior – IES, de caráter público ou privado, estão submetidas a processos de avalição, interna e externa, com intuito da melhoria na qualidade dos serviços prestados por estas instituições. Nesse sentido surgiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES que foi instituído através da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004 com objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus discentes. Norteados pela legislação supracitada as IES são avaliadas por instrumentos de avaliação de domínio público, ou seja, as instituições sabem previamente quais dimensões e eixos serão avaliados, assim como podem orientar suas ações para melhoria desses indicadores, consequentemente a melhoria da qualidade educacional e institucional. O artigo 11º da lei do SINAES determina que “Cada instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação – CPA...”, órgão responsável na condução dos processos de avaliação interna da IES, assim como sistematizar e prestar informações solicitadas pelo INEP, assegurando ainda a participação de todos os segmentos da comunidade universitária/institucional no processo avaliativo: docentes; técnicos-administrativos; discentes e da sociedade civil organizada. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica criada através da Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. O IFPB se caracteriza como uma IES por ofertar educação em nível superior nas modalidades presencial e a distância, no site institucional do IFPB estão publicados os relatórios de avaliação institucional externa, de recredenciamento presencial e a distância, podemos encontrar também os relatórios de autoavaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, entre outros documentos utilizados para realizar esta pesquisa. A pesquisa objetiva analisar os relatórios de avaliação externa de recredenciamento para oferta de cursos de graduação presencial (2018) e a distância – EAD (2019), diagnosticando as forças e fraquezas institucionais, confrontando as avaliações com o Instrumento de Avaliação Institucional Externa – IAIE – 2017, assim como identificar diretrizes no PDI referente a avaliação, a CPA, entre outras informações que pertinentes a temática. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa exploratória e pesquisa documental, utilizando a ferramenta de análise SWOT Strengths (força), Weaknesses (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), visando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino do IFPB. A utilização desta metodologia visa compreender como a IES está trabalhando a Avaliação Institucional – AI, com relação aos instrumentos, a melhoria da qualidade institucional, com relação ao que preconiza a legislação vigente, para isso utilizaremos os relatórios publicados no site do IFPB pela CPA.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS