PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA LAIS GONZAGA LUCENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA LAIS GONZAGA LUCENA
DATA: 08/06/2020
LOCAL: Qualificação remota via Google Meet
TÍTULO: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
PALAVRAS-CHAVES: ensino superior; assistência estudantil; desempenho acadêmico
RESUMO: A pesquisa intitulada “Trajetórias Acadêmicas na Assistência Estudantil: construção de um sistema de avaliação e acompanhamento”, tem como objetivo geral a elaboração de um sistema capaz de realizar o acompanhamento do desempenho acadêmico dos (as) estudantes assistidos (as) pelas ações de assistência estudantil na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Como objetivos específicos pretende-se traçar o perfil destes estudantes; caracterizar a assistência estudantil na Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) citada; identificar perfis de aluno mais propícios a retenção e evasão e, por fim situar o sistema nos marcos regulatórios da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).Desta forma, no primeiro capítulo são explorados os eventos históricos das ações de apoio ao estudante, principalmente as iniciativas governamentais de expansão do ensino superior. Já no segundo capítulo contextualizamos a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e sua relação com a assistência estudantil. E no capítulo terceiro apresentamos o percurso metodológico adotado para a elaboração da pesquisa proposta.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA