PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZETE VENTURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZETE VENTURA
DATA: 20/07/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um estudo sobre a comunicação organizacional no âmbito da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional. Comunicação organizacional. Comunicação interna.
RESUMO: Este trabalho objetiva analisar como funciona a comunicação organizacional no âmbito da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No intuito de atingir o presente objetivo, este estudo optou por trazer como problematização às principais dificuldades enfrentadas pelos discentes, docentes e servidores da UFPB no que diz respeito à comunicação interna que se desenvolve de modo especial nos setores ligados a Reitoria da referida Instituição de Ensino Superior (IES). O ponto que merece destaque na inquietação para a idealização desta pesquisa originou-se na observação direta desta servidora no tocante aos inúmeros ruídos na comunicação que ocorreram no setor onde esta pesquisadora desenvolve suas atividades profissionais e nos setores que se relaciona na esfera da Reitoria da UFPB. Não há estudos que possam confirmar a origem desses ruídos ou que aconteçam por falta de orientação/informação correta, por desconhecimentos das normas ou mesmo por descuido com a comunicação interna. Em face dessa problemática, pode-se verificar que esses fatores acabam ocasionando atrasos, aborrecimentos, desperdício de tempo de todos os envolvidos nas mencionadas falhas de comunicação, e principalmente prejuízos nos resultados como um todo. A produção desta pesquisa articula-se com a análise de referencial bibliográfico que trata sobre Comunicação Organizacional (CO) e Gestão da Comunicação, além documentos oficiais que normatizam a Avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Como metodologia do trabalho, será realizada uma triangulação de dados por meio dos documentos com base nas diretrizes sobre comunicação prevista no PDI (2019 – 2023), da observação direta e dos resultados dos questionários aplicados. Os dados a serem coletados por intermédio dos documentos selecionados deverão ser tratados por meio da análise qualitativa. Por fim, a partir dos resultados que se pretende encontrar, espera-se contribuir com sugestões de aprimoramento baseados diagnóstico que busca-se alcançar relativo à Comunicação Organizacional nos setores da Reitoria da UFPB.
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Externo ao Programa - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA