PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA CRISPIM MAURICIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA CRISPIM MAURICIO
DATA: 28/07/2020
LOCAL: JOAO PESSOA - PR - UFPB
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PERMANÊNCIA NO CAMPUS IV DA UFPB: LIMITES E POSSIBILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas, Assistência estudantil, Ensino Superior, Permanência
RESUMO: Este trabalho tem como tema a Política de assistência estudantil e a permanência no Campus IV da UFPB, seus limites e possibilidades. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da assistência estudantil desenvolvida no Campus IV, identificando os fatores que contribuem para a permanência dos estudantes. A intensão é realizar uma análise sobre a relevância do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES para a permanência, na perspectiva dos estudantes atendidos pelo Programa, destacando aspectos positivos e elementos que podem causar evasão. Para delimitarmos o caminho iniciamos a parte teórica com as políticas que desencadearam a expansão da educação superior no Brasil, as causas da evasão como desafios para a permanência na universidade, as políticas públicas como demandas da educação superior, como também fizemos um breve histórico da assistência estudantil realizada no ensino superior e por fim, abordamos a assistência estudantil desenvolvida no Campus IV da UFPB. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documental numa abordagem qualitativa, com dados analisados a partir do método de análise de conteúdo. A pesquisa de campo foi aplicada através de questionários a estudantes do campus IV beneficiados com os auxílios do PNAES. Com os resultados obtidos na pesquisa será possível detectar demandas importantes dos estudantes nessa área, que por sua vez possibilitará a apresentação de uma proposta para a melhoria das políticas de assistência estudantil no Campus IV da UFPB.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO