PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS GALVAO LOURENCO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS GALVAO LOURENCO DA SILVA
DATA: 28/07/2020
LOCAL: João Pessoa - PB - UFPB
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM: O USO DE ELEMENTOS DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NA CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA DOS SERVIDORES DA UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: gamificação, teoria da autodeterminação, pesquisa baseada em design.
RESUMO: Gamificação significa o uso dos elementos e características dos jogos em contextos de não-jogo como forma de influência na motivação de um indivíduo. A presente pesquisa busca a aplicação dos elementos de jogos no ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela Universidade Federal da Paraíba para a capacitação à distância dos seus servidores, sob a ótica da Teoria da Autodeterminação. O objetivo principal é estruturar a utilização dos elementos de gamificação em práticas projetuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle utilizado pela UFPB para capacitação de seus servidores. Na execução da pesquisa será utilizada a abordagem da Pesquisa Baseada em Design (Design Based Research), método que trabalha a aplicação de novas ideias e práticas educativas em contexto de mundo real. Dessa forma espera-se ao final desta a criação de um protótipo funcional de curso gamificado, sua aplicação prática e os resultados gerados por esta na motivação dos servidores que realizem este curso.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA