PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO (PPGAVE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Não informado
Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULINO JOAQUIM DA SILVA NETO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULINO JOAQUIM DA SILVA NETO
DATA: 29/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPACTOS DO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA UFPB PARA O ACESSO E A PERMANÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Estudante com deficiência; Educação Superior; Acesso; Permanência; Núcleo de Acessibilidade.
PÁGINAS: 134
RESUMO: O tema inclusão de estudante com deficiência na educação superior vem se consolidando e
encontra-se presente nos debates e pesquisas nacionais e internacionais. Políticas públicas
voltadas às pessoas com deficiência têm propiciado o acesso dessa população a Educação
Superior. Dentre as públicas implementadas destaca-se o Programa de Acessibilidade na
Educação Superior (INCLUIR), que orienta a criação de Núcleos de Acessibilidade nas IFES.
Neste sentido, surgiu o interesse em compreender qual o impacto das ações do Comitê de
Inclusão e Acessibilidade, avanços e desafios para os processos inclusão de pessoa com
deficiência, no que se refere ao acesso e permanência em cursos superiores. Terá como objetivo
geral compreender e avaliar os impactos das ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade tem
atuado para inclusão e permanência dos sujeitos com deficiência. Os seguintes objetivos
específicos: i)Analisar as políticas de inclusão empreendidas pelo Comitê de Inclusão e
Acessibilidade para o acesso e permanência de estudantes com deficiência em cursos de
Graduação da UFPB; ii)Caracterizar as ações promovidas pelo CIA e analisar os impasses e
tensões para a materialização do acesso e permanência do sujeito com deficiência, com vista a
conclusão do curso; iii) compreender qual o papel e o envolvimento dos gestores no processo
de construção de uma proposta política sócio educativa para a UFPB, na perspectiva da inclusão
social; e iv) como os estudantes com deficiência percebem as políticas de inclusão social
implementada pelo Comitê na UFPB. Utilizaremos como procedimentos metodológicos a
pesquisa bibliográfica, documental, levantamento de produções cientifica Estado da Arte, de
caráter exploratória, com uma abordagem qualitativa. Terá como lócus da pesquisa o Comitê
de Inclusão e Acessibilidade da UFPB
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1726987 - ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA