PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MURIEL PAULINO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MURIEL PAULINO COSTA
DATA: 14/08/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PERCEPÇOES DOS ESTUDANTES DEFICIENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAMPINA GRANDE.
PALAVRAS-CHAVES: Pessoas com deficiência. Educação Superior. Política de Inclusão.
RESUMO: A presente pesquisa abordará a temática Políticas de Inclusão na Educação Superior, direcionada para a inclusão dos estudantes com deficiência, na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, tendo como objetivo principal analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Inclusão e permanência dos alunos com deficiência na UFCG, sob a perspectiva destes, ora assistidos pelo NAI. Para tanto, é necessário identificar as Políticas Institucionais de Educação Inclusiva, adotadas pela UFCG e analisar as percepções do corpo discente com deficiência, assim como a participação dos docentes, técnicos e gestores, envolvidos no processo de inclusão na Universidade. Para uma melhor compreensão, tecemos as considerações acerca das políticas e concepções a partir de autores como Sassaki (1997), perpassando pela história das políticas públicas de inclusão no contexto educacional Brasileiro, realizando uma síntese dos marcos legais para a inclusão da pessoa com deficiência na educação superior, para, então, discorrer sobre o percurso histórico da UFCG, relacionando a suas ações às políticas nacionais de inclusão da educação superior. Por fim, realizaremos uma análise da efetivação da educação inclusiva, a partir da identificação de quem são e as percepções dos estudantes deficientes e todos os envolvidos no processo da educação inclusiva na UFCG. Contemplaram-se, ainda, autores como Silva (1987), Aranha (2001), Mazzotta (2005), Burity (2011), Mendes (1994) e Januzzi (2004). A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, com caráter explorátorio descritivo, documental e bibiliográfico, apresentando como intrumento de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas e o grupo focal a serem realizados com o corpo discente, docente, técnicos e gestores, que irão subsidiar a proposta de criação de um aplicativo para IOS e Android, como ferramenta de acompanhamento e avaliação das ações da Universidade, para o acesso e permanência do corpo discente deficiente.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO