PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYNE GISELE F DA SILVA BENEVIDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYNE GISELE F DA SILVA BENEVIDES
DATA: 14/08/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A GESTÃO DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO EM ARQUIVOLOGIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: impasses e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Estágio não-obrigatório; Gestão; Arquivologia;
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a gestão de estágio não-obrigatório do curso de Arquivologia e as perspectivas postas para seu aprimoramento. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como lócus o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Quanto aos seus objetivos, classifica-se como descritiva e exploratória, estruturando-se a partir de pesquisa bibliográfica e documental, que oferece o subsídio teórico acerca do estágio. No que tange à pesquisa documental, recorreu-se à análise da legislação nacional pertinente ao estágio não-obrigatório, materializada na Lei nº 11.788/2008, bem como às normas internas à UEPB e ao curso de Arquivologia. Em busca de respostas aos objetivos fixados, será realizada pesquisa exploratória acerca dos documentos produzidos no âmbito do estágio não-obrigatório no curso de Arquivologia, como relatórios, planos de atividades e termos de compromisso desses estágios ocorridos nos semestres 2019.1 e 2019.2. Na sequência, será realizada a exploração da problemática no campo empírico, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos sujeitos envolvidos na gestão do estágio, quais sejam os gestores da Coordenação de Estágios e Programas Acadêmicos (CEPA), da Coordenação de Estágio do Curso de Arquivologia (CECA) e professores selecionados entre os orientadores de estágio. Em vista de ampliar a análise, será realizado um grupo focal com cerca de doze estudantes selecionados entre aqueles que realizaram o estágio não-obrigatório nos semestres 2019.1 e 2019.2. Tanto as questões das entrevistas como o roteiro temático para discussão no grupo focal foram elaborados baseados em dimensões postas por Zabalza para a avaliação dos estágios. Os dados serão tratados através da técnica de Análise de Conteúdo, cujos resultados serão o norte para o estabelecimento de proposições que contribuam para a melhoria da gestão do estágio não-obrigatório do curso de Arquivologia da UEPB.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 1519556 - DAMIAO DE LIMA