PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CESAR DA COSTA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CESAR DA COSTA RODRIGUES
DATA: 17/08/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: INCLUSÃO E RESSOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE: Uma análise dos projetos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Instituições de Ensino Superior - IES, Projetos Inclusivos, Ressocialização, Pessoas Privadas de Liberdade
PÁGINAS: null
RESUMO: A universidade desenvolve suas atividades de forma a promover a geração e difusão do conhecimento, buscando ampliar a democracia e atender aos anseios sociais. No propósito de ratificar as práticas inclusivas, o Estado, por meio de seus órgãos, e as Instituições de Ensino Superior - IES realizam políticas públicas e projetos inclusivos que alcançam as diversas classes sociais, aproximando a educação da comunidade como um todo. Assim, as IES promovem projetos que buscam alcançar, também, as Pessoas Privadas de Liberdade-PPL. Contudo, frente a legislação pertinente e aos anseios sociais, cabe averiguar o quanto as ações inclusivas, voltadas para esse grupo, materializam-se no meio acadêmico de forma efetiva, visando reafirmar os ditames da dignidade da pessoa humana e contribuir para a ressocialização. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como os projetos, desenvolvidos na UFPB, contribuem para a efetivação da ressocialização de pessoas privadas de liberdade, por meio da educação. Para isso, a dissertação será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental das práticas realizadas na Universidade Federal da Paraíba. A metodologia desse trabalho tem natureza qualitativa e descritiva. Num primeiro momento pretende-se fazer uma análise sobre a contextualização histórica da educação voltada para pessoas privadas de liberdade no Brasil. Em seguida, no segundo capítulo, será abordado o papel social da universidade, por meio de suas atividades, com relação aos projetos educativos de inclusão. Em seguida será feito um levantamento e análise dos projetos realizados nas IES e na UFPB, que se conduzem para a ressocialização e inclusão de pessoas privadas de liberdade. Os resultados dessa pesquisa, visam fornecer insumos que possam potencializar a criação de ações ou projetos direcionados a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO