PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: MYLEID RAFAELE DE LUCENA

DISCENTE: MYLEID RAFAELE DE LUCENA
DATA: 21/09/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO ENSINO SUPERIOR: um estudo sobre acessibilidade arquitetônica da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da Educação Superior. Acessibilidade Arquitetônica. Biblioteca Universitária. UFCG.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo geral analisar as condições de acessibilidade arquitetônica da Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), baseado nos critérios de avaliação da dimensão de infraestrutura do SINAES. Além da legislação específica acerca da avaliação da educação superior no Brasil e da acessibilidade, o embasamento teórico contemplou, entre outros, os estudos de José Dias Sobrinho, Dilvo Ilvo Ristoff e Romeu Sassaki. Quanto a sua abordagem, a presente pesquisa foi do tipo qualitativa, de natureza aplicada, descritiva em relação aos seus objetivos e empregou como técnicas de coleta de dados a observação direta e a pesquisa documental, feita por meio do Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI-2013) elaborado pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Campina Grande, do PDI da UFCG (2014-2019) e do Parecer CNE/CES Nº: 235/2012 sobre o Recredenciamento Institucional. Para atingir o objetivo proposto foi necessário utilizar também a fotografia como método de coleta de dados, servindo como material de análise da infraestrutura da BC e do seu cumprimento à ABNT NBR 9050:2020. Os resultados do estudo demonstraram que em muitos aspectos a BC não dispõe de acessibilidade arquitetônica em atendimento a norma, possibilitando a elaboração de recomendações de adequação para diminuição das barreiras existentes. Dessa forma,espera-se que esta dissertação possa contribuir para o desenvolvimento de ações institucionais sobre acessibilidade arquitetônica na UFCG e auxiliar pesquisas futuras relacionadas ao tema.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA