PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: BRUNO HENRIQUE OLIVEIRA TIMBO

DISCENTE: BRUNO HENRIQUE OLIVEIRA TIMBO
DATA: 13/10/2020
LOCAL: Link do Google Meet https://meet.google.com/lookup/dyoj4q4p5t
TÍTULO: Avaliação da educação superior na Universidade Estadual da Paraíba: Análise dos cursos avaliados em 2019
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Avaliação do Ensino Superior. Avaliação de cursos. UEPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de avaliação dos cursos de graduação presencial na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos relatórios elaborados pelas comissões de verificação in loco designadas por intermédio do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB). Esta dissertação tem uma abordagem qualitativa de natureza aplicada; consiste em seus objetivos uma abrangência exploratória e descritiva; e empregou como procedimento a análise bibliográfica e documental. O embasamento da pesquisa foi desenvolvido por meio de levantamento das normas legais que dão sustentáculo a educação superior no Brasil, realçando as especificidades que compreendem os órgãos reguladores das Instituições de Ensino Superior (IES), como também fundamentado teoricamente nos Autores que versam sobre a temática da avaliação da educação superior José Dias Sobrinho, Dilvo Ivo Ristoff, Robert Verhine, entre outros. Adotamos a análise SWOT como recurso para contribuir na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactaram de forma positiva e negativa na qualidade do processo avaliativo dos cursos de graduação presencial da IES pesquisada. Nessa perspectiva, foi demonstrado um bom desempenho dos cursos avaliados nas dimensões de organização didático pedagógica e corpo docente e tutorial. Entretanto, a dimensão de infraestrutura mostrou-se ser uma fraqueza apresentada pelos cursos e pela UEPB como um todo. Como resultado, constatou-se que, em relação aos cursos de graduação presencial, embora tenham tido uma avaliação favorável por parte das comissões de verificação in loco, faz-se necessário criar mecanismos permanentes de autoavaliação e de atualização dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) conforme legislação vigente, ainda que o CEE/PB adote de forma integral o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) como forma de melhor identificar as particularidades de cada curso e instituição avaliada. Por fim, que a gestão administrativa da UEPB elimine as inúmeras barreiras de acessibilidade existentes, assim como estabeleça melhores condições de infraestrutura e, mediante o restabelecimento da ordem financeira, pela diminuição do quadro de docentes substitutos e o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) das categorias de docentes e técnicos administrativos.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO