PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANDRO JOSE CANDIDO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANDRO JOSE CANDIDO DOS SANTOS
DATA: 25/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MULHERES NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS II
PALAVRAS-CHAVES: Gênero, Mulheres na Gestão Universitária, Educação Superior.
PÁGINAS: null
RESUMO: A atuação da mulher, em todas as esferas da sociedade, se acentuou nas últimas décadas, com importantes conquistas resultantes de uma intensa agenda de lutas. Entretanto, estudos sobre as relações de gênero comprovam que a presença feminina não obteve o crescimento esperado quando se trata de cargos de gestão. A presente pesquisa busca investigar a participação e representatividade das mulheres nos cargos de gestão instituídos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição fundada em 1936, oferecendo o curso de Agronomia, considerado como curso masculinizado. Neste período, o patriarcado e o androcentrismo eram ainda mais evidentes na cultura e história. Para tanto, será realizado um estudo de caso baseado nas relações de gênero. Busca-se confirmar a hipótese de desigualdade de gênero nos cargos de gestão do CCA/UFPB, construindo-se um mapeamento da participação feminina na referida instituição, no período de 2010 a 2020. Pretende-se elaborar um diagnóstico dos cargos de gestão, apresentando-se o comparativo entre a proporção de mulheres e homens atuando no CCA, bem como os meios que traduzem a participação feminina e as condições de acesso aos cargos de gestão. Intenciona-se apresentar à Direção do CCA as demandas de gênero apontadas através do questionário de pesquisa e, como produto do trabalho, sugerir a implantação do Comitê de Equidade de Gênero e a elaboração da “Cartilha da Equidade de Gênero”. Este estudo se justifica pelo baixo número de mulheres em cargos de alta hierarquia em todo o mundo, pela importância de se abordar o tema para que mais pessoas dele tomem conhecimento e, também, pela escassez de estudos referentes à gestão feminina no contexto educacional, mais especificamente, em uma Instituição Pública de Ensino Superior no Estado da Paraíba.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS