PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: WLLY ANNIE FEITOSA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WLLY ANNIE FEITOSA BARBOSA
DATA: 16/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala RNP Luiz de Sousa Junior
TÍTULO: AVALIAÇÃO NA SOCIEDADE DA AUDITORIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS FICHAS DE AVALIAÇÃO DA CAPES APLICADAS AOS PROGRAMAS DE DIREITO E EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Pós-Graduação; CAPES; Avaliação.
PÁGINAS: 77
RESUMO: No mundo atual, da prestação de contas, da valoração pela avaliação e pelo ranqueamento, podemos dizer que vivemos na sociedade da auditoria. Nesse contexto, o Estado-avaliador, que já se estabeleceu no âmbito da Educação Superior, vem ganhando força com a instituição das Universidades de Classe Mundial e a disseminação de tecnologias e inovações que permeiam o cenário acadêmico de exigências acerca da produtividade, o que vem se refletindo na Pós-Graduação Brasileira, sobretudo no Sistema da Pós-Graduação e nos critérios e mecanismos de avaliação que vêm sendo utilizados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), responsável pelo fomento dos cursos e sua avaliação no Brasil. Para implementação do seu sistema de avaliação, a CAPES criou, em 2014, a Plataforma Sucupira, que é o módulo de coleta de dados utilizado para avaliar os programas de Pós-Graduação do país, através dos dados por eles fornecidos acerca de suas atividades, e sobre os quais se aplicam fichas de avaliação, de acordo com a área a que pertença o curso. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral conhecer o sistema de avaliação da pós-graduação do Brasil e avaliar as mudanças realizadas nos seus critérios, com um olhar mais restrito às áreas de Direito e Educação, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da ficha de avaliação e aprimorar o processo. Para alcançar este objetivo geral, abordaremos como objetivos específicos a discussão acerca da evolução da Pós-Graduação brasileira, a análise da política de pós-graduação proposta pela CAPES, expressa no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 e dos documentos de área do Direito e da Educação nas últimas avaliações, bem como a análise comparativa entre as fichas de avaliação aplicadas a estas duas áreas, com o fim de promover aprimoramentos nas fichas ou no sistema de avaliação de suas produções intelectuais. Para tanto, nos utilizaremos do método hipotético-dedutivo, observacional e comparativo, em uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, considerando que o trabalho será organizado de forma a verificar a aplicabilidade da política de avaliação atualmente utilizada pela CAPES e as inferências a serem propostas por esse trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3126329 - LUIZ DE SOUSA JUNIOR
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES