PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO

DISCENTE: DHIEGGO GLAUCIO EVARISTO GOMES NASCIMENTO
DATA: 16/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/cfs-yymq-xis
TÍTULO: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA: UM DIAGNÓSTICO A PARTIR DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação Institucional; Recredenciamento Institucional; IFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, se caracteriza como uma IES por ofertar educação em nível superior nas modalidades presencial e a distância. O objetivo da pesquisa foi a elaboração de um diagnóstico do IFPB, a partir de uma análise SWOT dos relatórios de avaliação institucional externa, presencial e EAD, com isso fazer uma leitura do cenário atual do IFPB e propor sugestões e procedimentos a IES, ações que devem ser de responsabilidade da CPA. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo e utilizamos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, procedemos uma análise minuciosa dos relatórios de avaliação institucional externa, presencial (2018) e EaD (2019), publicados no site do IFPB pela CPA, através da ferramenta da administração SWOT, apontando forças, fraquezas no ambiente interno e oportunidades e ameaças no ambiente externo, produzindo um diagnóstico institucional, elencando a definição de prioridades para melhoria da qualidade da IES. A escolha desta metodologia se deu por compreender que permite observar o desempenho da IES nas Avaliações Institucionais – AI, assim como identificar como está trabalhando com relação aos instrumentos, a melhoria da qualidade institucional, com relação ao que preconiza a legislação vigente. Nos resultados podemos observar na matriz SWOT os indicadores que foram considerados forças institucionais, fraquezas presentes em algum indicador que pode ser desenvolvido, assim como elencamos nesta matriz indicadores que categorizamos como ameaças e oportunidades no ambiente externo. Uma ameaça detectada foi a redução orçamentária da IES devido instabilidade orçamentária da União, outra ameaça percebida são é que os programas de pós-graduação do IFPB possuem conceito 3 na CAPES, a mesma nota atribuída ao indicador 3.3 do eixo 3 (EaD). Apesar desses fatos mencionados, temos uma instituição avaliada como uma IES muito boa, obteve conceito 4 na avaliação institucional presencial e conceito final contínuo 4,54 na avaliação EaD, ficando com conceito final 5.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS